Sky Art Experience: mistura altura, arte e gastronomia
Realizado no estacionamento do Prudenshopping, evento combinou sabores excepcionais produzidos pela Gastronomia Unoeste em um ambiente único

Imagine-se a 30 metros de altura, com uma vista deslumbrante de Presidente Prudente, enquanto saboreia pratos cuidadosamente elaborados por verdadeiros mestres da Gastronomia Unoeste. Essa foi a mágica proporcionada pelo Sky Art Experience, um evento que elevou, literalmente, a arte e a gastronomia a um patamar inesquecível. Realizado no estacionamento do Prudenshopping, combinou sabores excepcionais, um ambiente único e momentos que ficarão gravados no coração de todos os participantes.
Uma experiência inesquecível
Júlio César Sanches Filho, um dos participantes, descreveu o Sky Art Experience como “algo simplesmente incrível”. Ele destacou a forma diferenciada como os pratos foram apresentados, tanto pelo aspecto visual quanto pela experiência sensorial proporcionada nas alturas. “A experiência em si própria, com a parte da gastronomia, é simplesmente maravilhosa”, afirmou.
Júlio também está em um momento importante de sua vida. No próximo ano iniciará seus estudos no curso de Gastronomia da Unoeste. “É algo que me traz alegria. Consigo ver o futuro que posso ter e tudo o que posso realizar. Dá uma emoção de querer já começar agora”, disse ele. Ao falar sobre sua escolha pela Unoeste, ele mencionou o prestígio do curso: “Mais de 80% das aulas são práticas. Isso já foi muito bem apresentado pra gente desde quando eu estudava no ensino médio e, ainda, dele ser o melhor curso de gastronomia do Brasil”.
Além disso, Júlio comentou sobre como sua rotina em família, em Regente Feijó, influenciou sua paixão pela gastronomia. “Minha família tem uma lanchonete e dois primos chefs de cozinha e esse apoio foi um incentivo enorme para eu dar esse grande passo e me matricular na Gastronomia Unoeste”.
A editora-chefe do jornal O Imparcial, jornalista Aline Martins, também compartilhou sua a participação no Sky Art Experience. “Foi incrível! Uma experiência muito diferente de tudo o que já vivi, acompanhada do meu marido e de tantas pessoas queridas!”. Segundo ela, os pratos estavam “maravilhosos, visivelmente preparados com muito carinho pela Gastronomia Unoeste”.
Aline destacou ainda a receptividade da equipe. “Nos acolheram de forma especial, fazendo aquele momento ainda mais marcante. Superou nossas expectativas. A sensação de estar a 30 metros de altura foi um diferencial que não esquecerei. A vista lá de cima e o clima tornaram tudo ainda mais mágico”.
A visão do criador
O idealizador do Sky Art Experience, Cristiano Cimino, explicou a origem e o propósito do evento. “Essa ideia surgiu há quatro anos, pensando em criar novas possibilidades artísticas e gastronômicas. Queria tirar os chefes de cozinha do ambiente fechado e trazê-los para interagir com o público, tomar cerveja, se divertir e falar sobre a vida”.
Cristiano destacou o sucesso da edição em Presidente Prudente: “Mais de 400 ingressos vendidos. Foi espetacular! A parceria com a Unoeste foi fundamental. Sem ela, não teríamos alcançado esse nível gastronômico. A equipe da universidade trouxe pratos incríveis, feitos com muito talento e carinho”.
Ele também ressaltou a escolha do Prudenshopping como local para o evento: “A altura trouxe emoção e novidade, somando à experiência única”.
Experiência sensorial: Gastronomia Unoeste
Para a experiência gastronômica no Sky Art Experience, a Chef Mari Sato conta que a proposta era trazer profundas reflexões sobre o papel da gastronomia e a importância de inovação e planejamento em projetos como o Sky Art. “Eu criei um cardápio junto com a equipe do curso de Gastronomia, pensando em apresentar um pouco do que a gente trabalha nas nossas aulas”, explicou o chef.
A chef destacou o uso de ingredientes inusitados. “Tivemos a casquinha de siri, super brasileira, e a canela assada, que muitos ainda não conheciam. Esse tutano assado, finalizado com gremolata, é um exemplo de como trabalhar com insumos que antes eram descartados. A ideia é olhar para o alimento de uma forma diferente".
Mari Sato ainda destaca outras opções do cardápio oferecido aos participantes em momentos variados. “Tivemos desde salada super fresca e aromática, ossobuco clássico, finalizado com gremolata, acompanhada de purê de mandioquinha, algo que traz uma identidade mais nossa. A mistura de influências culturais foi um dos pontos altos do menu”.
Sobre a logística, o rigor foi essencial para manter a qualidade. “Produzimos tudo nos laboratórios da universidade, garantindo higiene e qualidade. Embalávamos nas caixas térmicas e transportávamos para a plataforma. A comida era finalizada cerca de 20 minutos antes do serviço para garantir frescor e sabor”.
Por fim, a Chef salienta o impacto educacional dessa atividade inovadora. "Os alunos tiveram a chance de trabalhar numa cozinha suspensa, algo muito diferente. Essa experiência ajudou-os a desenvolver uma visão crítica sobre o mercado e os padrões de qualidade”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste