Unoeste Guarujá destaca a importância do Setembro Amarelo
Universidade promove atividades de conscientização, cultura e esporte durante todo o mês para valorizar a saúde mental

A Unoeste Guarujá deu início, nesta segunda-feira (1), às atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado à promoção da saúde mental e à valorização da vida. A abertura da campanha contou com uma cerimônia simbólica, marcada pela iluminação amarela espalhada no campus.
Durante a abertura, a coordenadora do curso de Psicologia, Dra. Aline Cacozzi, destacou a importância de olhar para a saúde mental de forma integral e acessível a todos.
“A gente está falando de um mês que trabalha a promoção de saúde mental em ações, em atitudes, em comportamento, em pensamentos e em atividades que proporcionam prazer, bem-estar e sentimento de pertencimento. Hoje damos início a uma campanha que vai além, que visa promover saúde mental e felicidade”, explica.
O movimento também contou com a participação de estudantes de diferentes cursos, que compartilharam reflexões sobre o cuidado com a mente e a importância de romper estigmas.
Gastão Gracie Neto, aluno do 1º termo de Psicologia, falou sobre a influência dos pensamentos e palavras no bem-estar.
“O que você fala, o que você repete, reflete no seu cérebro. Se usar palavras negativas, você vai chamar a negação. Dificuldades existem, mas se vocês quiserem, conseguem, com força e bons pensamentos. A primeira atitude tem que ser por você e em relação a você mesmo. Você não pode amar ninguém se não se ama”.
Já Pedro Henrique de Lima Dias, do 4º termo de Enfermagem, reforçou a necessidade de dar mais espaço para o tema dentro da rotina.
“Esse mês é muito representativo para a saúde mental, mas nós, como seres humanos, tendemos a deixar muita coisa de lado e, uma delas é a saúde mental. Muitas pessoas não têm tempo de lidar com isso e não é motivo de culpa. Às vezes, só desabafar já tira muitas fagulhas do coração. Somos estudantes da área da saúde e, logo, responsáveis por vidas”.
Ao longo de setembro, a Unoeste Guarujá promoverá diversas atividades voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo, como rodas de conversa e iniciativas artísticas, esportivas e culturais. A proposta é oferecer espaços de acolhimento e troca, estimulando a conscientização sobre a importância de cuidar da mente tanto quanto do corpo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste