Estudantes participam de Oficina de Redação para o Enem
Em sua 4ª edição, atividade gratuita foi ministrada por aluno de Medicina da Unoeste que conquistou nota mil na redação do Enem
A preparação para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou um reforço na manhã do último sábado (24), no campus da Unoeste em Jaú. A 4ª edição da Oficina de Redação para o Enem reuniu estudantes do ensino médio da região e da comunidade acadêmica em uma atividade gratuita voltada ao desenvolvimento da escrita, à compreensão do que é o Enem e as competências exigidas pelo exame e à construção de textos dissertativo-argumentativos.
Promovida pela Unidade de Informação 5 da Rede de Bibliotecas Unoeste, a iniciativa foi ministrada por Luiz André Lomeu de Almeida, aluno do curso de Medicina da universidade e autor de uma redação nota mil no Enem. Durante a oficina, ele compartilhou sua experiência como vestibulando e apresentou orientações práticas para ajudar os participantes a compreender as etapas de elaboração de uma redação e aprimorar o desempenho na prova.
A programação contemplou explicações sobre o formato da redação do Enem, as cinco competências avaliadas, a organização das ideias e a estrutura textual, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os estudantes também participaram de atividades práticas e tiveram acesso a materiais impressos e slides ilustrativos para apoiar o aprendizado.
Para o ministrante, compartilhar conhecimentos com quem está se preparando para o vestibular é uma oportunidade de contribuir diretamente com a trajetória dos futuros universitários.
“Uma experiência excelente ministrar a oficina de redação este ano. Estou nesse projeto há três anos e adoro poder contribuir. Muitos estudantes vieram até mim, ao final da aula, comentando como as orientações que ministrei os ajudaram a entender a redação do Enem”, relata Luiz André.
Experiência de quem já passou pelo vestibular
Além das técnicas de escrita, a oficina teve como diferencial a experiência de quem já enfrentou os desafios da preparação para o ingresso no ensino superior. Ao compartilhar sua trajetória, Luiz André buscou aproximar o conteúdo da realidade dos participantes, abordando dúvidas comuns de quem precisa desenvolver uma redação dentro dos critérios estabelecidos pelo exame.
“Como um ex-vestibulando experiente, sinto que a importância desta oficina é orientar com mais propriedade os alunos. Ministro a oficina como alguém que já passou pelas mesmas angústias dos estudantes, então direciono minha explicação considerando as principais dificuldades dos alunos”, explica.
O estudante também destaca a importância estratégica da redação na composição da nota do Enem. Como a prova permite alcançar até mil pontos nessa área, o domínio da escrita e das competências avaliadas pode representar um diferencial na busca por uma vaga na graduação desejada.
“Como a redação do Enem é a parte em que há a maior possibilidade de se ampliar a nota, conseguir uma boa pontuação é diferencial para a aprovação”, ressalta.
Aprendizado que contribui para a confiança dos estudantes
Os participantes destacaram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer estratégias que poderão ser aplicadas tanto na redação do Enem quanto em outros processos seletivos para o ensino superior.
Ana Júlia Barbosa Bottura, aluna da Escola Senador Vicente Prado, de Itapuí, conta que a atividade ampliou seu repertório de palavras e apresentou recursos para desenvolver argumentos e concluir o texto.
“O que eu aprendi na oficina de redação foram novas palavras que dá para usar no desenvolvimento do texto, que vão me ajudar bastante. Acho muito importante porque a gente já vai treinando e aprendendo coisas novas, como fazer o desenvolvimento do texto e finalizar argumentos. São muitas coisas essenciais para conseguir uma boa nota e entrar na faculdade que a gente quer”, afirma.
Luany Gabriela Benites Romão, estudante do Senador Vicente Prado, também de Itapuí, aponta a construção da tese e a introdução como alguns dos principais aprendizados. Segundo ela, esses elementos representavam dificuldades na produção textual e foram abordados de maneira esclarecedora durante a oficina.
“O que eu mais aprendi foi sobre a tese, porque tinha muita dificuldade em desenvolver o texto. Acho que a introdução também foi importante. Como vou fazer o Enem foi uma atividade que me ajudou bastante”, comenta.
Andalaketuxe Rancura Lopes, estudante da Escola Doutor Domingos de Magalhães, também avaliou positivamente a experiência. Para ele, a maneira como o conteúdo foi apresentado facilitou a compreensão das diferentes partes que compõem a redação.
“Eu gostei muito da oficina porque ele conseguiu destrinchar cada parte que compõe a redação de uma maneira fácil de entender, de fácil compreensão. Tinha coisas sobre as quais eu tinha muita dúvida, como a conclusão e a tese, e ele conseguiu deixar fácil de entender o que é isso”, destaca.
Para Ryan Phillippe de Oliveira e Joaquim Pedro Alves de Gomes Figueira, alunos da Escola Doutor Domingos de Magalhães, de Jaú, a oficina de redação foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos e esclarecer dúvidas importantes para o Enem.
Ryan destacou o aprendizado sobre a construção da tese, a introdução e a argumentação. “Ele conseguiu ensinar de uma forma muito simples, ampliando meu conhecimento. A oficina também me ajudou psicologicamente, porque o Enem não é só um teste, mas também um desafio psicológico”, afirmou.
Já Joaquim, ressaltou a contribuição da atividade para aprimorar a escrita. “Essa oficina de redação me ajudou bastante, achei muito interessante. A parte da introdução me ajudou muito”.
Biblioteca como espaço de aprendizagem
A Oficina de Redação para o Enem integra as ações da Rede de Bibliotecas Unoeste voltadas ao incentivo à educação e à disseminação do conhecimento. A proposta também fortalece a relação entre a universidade e a comunidade regional, oferecendo aos estudantes acesso gratuito a orientações que podem contribuir para a continuidade dos estudos.
De acordo com a bibliotecária Maria Letícia Silva Vila Real, organizadora da iniciativa, a realização da 4ª edição reforça o compromisso da instituição com a criação de oportunidades educacionais e com o desenvolvimento dos jovens.
“Organizar a Oficina de Redação para o Enem é motivo de grande satisfação, pois acredito que a universidade tem um papel fundamental na criação de oportunidades para os jovens. Como bibliotecária da Unoeste, vejo essa iniciativa como uma forma de aproximar a biblioteca da comunidade e contribuir para a formação dos estudantes”, afirma.
A organizadora ressalta que a atividade busca oferecer ferramentas práticas para que os participantes desenvolvam suas habilidades de escrita e enfrentem a prova com mais segurança.
“Nosso objetivo é oferecer orientações práticas que ajudem os participantes a desenvolver suas habilidades de escrita e a se sentirem mais confiantes para realizar a prova. Fico feliz em dar continuidade a esse projeto, que já está na 4ª edição, e reforçar o compartilhamento de conhecimento”, completa.
Aproximar os estudantes da universidade
A Oficina de Redação busca proporcionar aos participantes contato com o ambiente universitário e apresentar possibilidades de ingresso no ensino superior utilizando a nota do Enem, que neste ano ocorre nos dias 8 e 15 de novembro.
No Vestibular Unoeste, você pode entrar na faculdade apenas com a nota do Enem, sem precisar fazer o vestibular tradicional, e dar início ao seu sonho.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste