Pesquisa é destaque em congresso
Trabalho conduzido em pacientes do HU é classificado entre três melhores na área de Imunologia

Uma pesquisa conduzida em pacientes com HIV/Aids atendidos no HU (Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Cerávolo) foi classificada como um dos três melhores trabalhos na área de Imunologia e escolhido para apresentação oral no Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, que aconteceu em Curitiba, Paraná.
A pesquisa analisa o perfil imunológico de pacientes com HIV/Aids e que fazem uso da associação de antiretrovirais, o ‘coquetel’. “Os resultados são ainda parciais mas o grande mérito do trabalho foi à demonstração de dois marcadores imunológicos, capazes de prever a velocidade e a intensidade no aparecimento da Lipodistrofia, que resulta na redistribuição anormal da gordura corporal, um efeito colateral grave desencadeado pelo uso contínuo do coquetel”, diz o coordenador e professor/doutor, Luiz Euribel Prestes Carneiro. A pesquisa é multicêntrica e conta com a participação de duas outras instituições: o laboratório de Imunofarmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP/SP e do Instituto Adolfo Lutz, de Presidente Prudente.
Coordenada por Carneiro, que é professor dos cursos de Farmácia e Medicina e do Departamento de Pós-graduação e Pesquisa da Unoeste, a pesquisa conta com o acompanhamento clínico dos pacientes realizado pelo infectologista do HU, Dr. Alexandre Portelinha Filho.
“O projeto é interdisciplinar e conta com a participação, além do Laboratório de Imunologia Clínica, com o Laboratório de Urgência do HU e do Laboratório de Bioquímica Clínica da universidade”, completa Carneiro.
Para o congresso, foram inscritos quatro trabalhos científicos e a instituição foi representada pelos professores Luiz Euribel Prestes Carneiro, Silvério Teixeira dos Santos e Edna Amari Shiratsu Takahashi.
“O evento, de âmbito nacional, serviu para divulgarmos o trabalho feito pela Unoeste e também foi uma ocasião para encontrarmos vários ex-alunos espalhados por todo o país, muitos deles ocupando cargos de liderança na área de Análises Clínicas”, destaca Carneiro.
Participaram cerca de 3 mil pessoas especialmente profissionais ligados a área de Análises Clínicas e dezenas de universidades públicas e privadas inscreveram trabalhos no evento.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste