Acadêmicos visitam empresa Tenneco South America
Experiência possibilitou o acompanhamento do dia-a-dia das atividades desenvolvidas pela multinacional

Com objetivo de proporcionar uma melhor compreensão da vivência de uma empresa multinacional e conhecer o seu sistema produtivo, 32 alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Unoeste realizaram uma visita à Tenneco South America, em Mogi Mirim (SP). A empresa é fabricante no Brasil dos amortecedores Monroe.
Os acadêmicos, acompanhados pelos professores Irene Caires da Silva e Pedro Bilheiro, tiveram contato com o dia-a-dia das atividades desenvolvidas, através da observação do sistema de produção e palestra. “A atividade foi imprescindível, pois agregou conhecimento prático, tornando um diferencial para o ingresso no mercado de trabalho”, comentou a professora Irene.
De acordo com o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Luiz Roberto Darben, é parte do Projeto Pedagógico do curso, proporcionar visitas às várias áreas de atividades administrativas, possibilitando aos acadêmicos a aplicação da prática contábil: custos, controles e sistema de produção.
Para a coordenadora do Curso de Administração, Nancy Okada, além de conhecer in loco linhas de produção e instalações físicas, foi uma oportunidade de visualizar relações complexas de trabalho, onde fatores humanos, materiais, financeiros entre outros, interagem e influenciam na administração como um todo.
Depois da visita, os alunos se manifestaram positivamente. Para Heverton Casaril, do 5º termo, “foi uma experiência ímpar saber como é o procedimento do sistema de produção de uma multinacional”. Ainda de acordo com ele: “quem um dia tiver a oportunidade de fazer uma visita técnica e cultural não perca esta oportunidade, pois é muito bom saber como funciona o mundo dos negócios”.
A acadêmica Débora Cíntia Casaril, destacou a possibilidade de interação entre professores e alunos, além de tornar possível que novos conhecimentos fossem adquiridos. “Trata-se de uma multinacional, que está em 5 continentes, com 74 unidades fabris distribuídas em 22 países e líder mundial em amortecedores. Conhecemos desde a parte de produção até a elaboração do produto final. Foi apresentada também a estrutura física interna que utiliza o método dos 5S para a organização do espaço de trabalho”.
Já o aluno Vitor Rafael Gomes afirmou sua satisfação em participar da atividade. “A empresa atinge 60% da fatia do mercado o que tornou a visita muito interessante para a nossa formação profissional”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste