CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana de Comunicação permite experiência profissional

Palestras contam com nomes de destaque do Jornalismo e da Publicidade no cenário, local, regional e nacional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Jorge Flash e Assessoria/Unoeste Semana de Comunicação permite experiência profissional
Honório Jacometto, José Henrique Borghi e Laura Capriglione


Jornalistas e publicitários renomados deram início à 15ª Semana de Comunicação da Unoeste. As palestras, ministradas nesta segunda-feira (17), reuniram alunos, docentes e profissionais da área no Espaço Solarium e Auditório Azaleia, campus II.

No período da noite, José Henrique Borghi, o redator mais premiado pela revista Archive (1999), falou sobre sua carreira e deu dicas de como ser um bom profissional. Ele ganhou 13 Leões em Cannes, 10 prêmios no The One Show, 11 no New York Festival, 7 estatuetas no London Festival, 10 Clios Awards e 15 prêmios Abril de Publicidade. “O publicitário deve ter paixão pelo que faz, ter objetivos e estar sempre atualizado, principalmente devido à velocidade da evolução dos meios de comunicação”.

Sobre a criatividade, tão discutida nos bancos acadêmicos, Borghi comentou. “Acerca da inspiração, um famoso poeta disse: ‘ou é fácil, ou é impossível tê-la’. Alguns nascem com mais facilidade, porém, é necessário trabalhar muito para obter bons resultados”. Ele já atuou com grandes anunciantes como Electrolux, Fiat, Itaú, Unilever, Parmalat, LG, Delta Airlines e outros. Para o acadêmico Ricardo Veiga da Silva, do 3º termo, “é gratificante conhecer o trabalho e as dicas de um profissional tão renomado”.

Outro profissional de destaque presente no primeiro dia foi Honório Jacometto, repórter de Rede da emissora Rede Globo. “O papel do jornalista, enquanto formador de opinião, é complexo e ao mesmo tempo, de suma importância para a sociedade. Há uma linha tênue entre ser jornalista e investigador. Para que o trabalho seja feito com excelência, é necessário ser persistente”.

Jacometto tem 33 anos e nasceu em Presidente Bernardes. Em 2001, trabalhou como repórter na TV Fronteira de Presidente Prudente. Já em 2005, foi transferido para Campo Grande (MS) para integrar o núcleo de repórteres da Rede Globo. Hoje ele atua no Maranhão (MA) onde continua produzindo reportagens de destaque para o Jornal Nacional.

“Conhecer a carreira e a vida de um repórter é fundamental para enfrentar os desafios da profissão e nos prepararmos para o mercado de trabalho”, afirmou o aluno Ademir Paulo Vieira, do 3º termo, que pretende atuar no jornalismo impresso ou televisivo.

O evento ainda teve a presença de Laura Capriglione, repórter especial da Folha de São Paulo. Entre 2004 e 2006, ela foi publisher das revistas Marie Claire, Criativa, Crescer, Casa & Jardim e Quem Acontece. “O que difere a reportagem especial de outras matérias é o cuidado editorial: fotografia, arte, diagramação, linguagem do texto, quadros explicativos e outros elementos que exigem maior dedicação”. Capriglione contou que a área está em expansão. “A plataforma online está se difundindo com a plataforma impressa, o que abre campo de trabalho para centenas de profissionais”.

Munir Jorge Felício, diretor da Facopp, destacou a receptividade dos alunos. “Organização, profissionalização, desempenho e participação de discentes e docentes mostram o avanço da Semana de Comunicação da Unoeste. A presença de nomes de peso confirma a importância da obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo, já que todos são profissionais formados”.

No período da manhã, palestras foram ministradas por Luciana Crepaldi, chefe de jornalismo da Rede Record de São José do Rio Preto (SP) e pelo publicitário e dono da agência Audi Propaganda, Raul Audi, que abordou “Torra-Torra – A comunicação para Classe C”.

Hoje, às 19h30, no Auditório Azaleia, o público conta com a presença de Marleide Rocha, da New One Comunicação e Marketing e do publicitário Luiz Yassuda, que abordará o tema Mídias Sociais.

Inauguração - A divulgação da 1ª edição da Revista Identidade Científica, que publica trabalhos científicos da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” (Facopp), abriu a 15ª Semana de Comunicação. Antes do início das palestras, a revista foi apresentada pelo docente Rogério do Amaral. “Com publicação semestral, a Identidade Científica tem o objetivo de atender a comunidade acadêmica e os pesquisadores de comunicação de outras instituições”, explicou. Está dividida em: artigos, cases, relatos de experiência e resenhas.

Todos os textos enviados para a revista serão avaliados pelo conselho editorial.

Serviço - Confira a programação completa no link do evento no site.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem