Evento de Psicanálise debateu diferentes temáticas
Conferências reuniram profissionais da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo



Cerca de 300 pessoas, entre acadêmicos, docentes, ex-alunos e profissionais da área participaram das Novíssimas Conferências Introdutórias à Psicanálise no Século XXI, realizadas no último sábado (28), na Torre de Cristal, campus II da Unoeste. O evento foi uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), o Núcleo de Psicanálise e Estudos (Nupe) de Presidente Prudente e a Faculdade de Psicologia da Universidade.
Cecília Maria de Brito Orsini falou sobre Linhas Psicanalíticas. “Basicamente, o ser humano se desenvolve harmonizando conflitos entre o eu e o mundo, entre os impulsos opostos, entre o que conhecemos e o que desconhecemos. Cada linha posterior varia no modo de ver esse desenvolvimento. As diferentes linhas na psicanálise são modos de tentar responder as grandes perguntar deixadas por Freud”.
Em seguida, Luiz Carlos Uchôa discutiu o tema Quando o Planejado Fracassa. “Fracassar é algo comum. O mais interessante é que, para que as coisas dêem certo, o melhor é que elas não sejam planejadas, pelo menos do ponto de vista psíquico. Ao nascermos, não escolhemos nossa família. Isso é o que chamamos de ‘acaso’. Nos desenvolvermos é uma necessidade”.
A ex-aluna Kelly Augusta da Silva, graduada em 2002, é psicóloga na Prefeitura de Estrela do Norte (SP) e prestigiou o evento. “Minha linha de atuação é o psicodrama e sinto a necessidade de compreender melhor a psicanálise. Aprovei a oportunidade para me atualizar”.
O presidente do Diretório Acadêmico XXVII de Agosto, Diego Franco Manoel, ressaltou a importância do evento. “As Novíssimas Conferências trouxeram aos alunos e demais participantes um pouco sobre a Psicanálise e como ela se expandiu na busca de sentido e compreensão dos fenômenos atuais. Estar em contato com profissionais renomados na área proporciona o crescimento do curso e o conhecimento extracurricular dos acadêmicos”.
A atividade também contou com a presença de representantes do Nupe. “O objetivo da atividade é mostrar para a comunidade que a psicanálise é um elemento da cultura popular e está presente em nosso cotidiano”, explicou a diretora científica do Núcleo Maria Ângela Camargo. Para a presidente do Nupe, Fátima Tavares Tiezzi, “além de comemorar o Dia do Psicólogo, a atividade faz alusão aos 100 anos da Associação Internacional de Psicanálise (IPA)”.
Regina Gioconda de Andrade, diretora do curso de Psicologia na Unoeste, falou da importância do evento. “Esta foi uma oportunidade de apresentar, revisar e atualizar noções fundamentais da Psicanálise, o que enriquece o conhecimento de alunos, docentes e profissionais”.
As Novíssimas Conferências à Psicanálise no Século XXI foram encerradas com Bernardo Tanis, que abordou “Está tudo tão estranho”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste