CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acidente de trânsito está entre abordagens de especialização

Unoeste oferece o curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicologia do Trânsito


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo Unoeste Acidente de trânsito está entre abordagens de especialização
Muitas monografias desenvolvidas pela 1ª turma enfocavam a relação entre o comportamento das pessoas com os acidentes de trânsito


Especialistas da área definem acidente de trânsito como “uma opção não intencional, que gera danos físicos ou materiais”. Atualmente, ele ocupa o 10º lugar na causa geral da mortalidade e o 9º de doenças no mundo todo, ocasionando 1,2 milhões de mortes e 20 a 50 milhões de feridos ao ano. Uma séria questão levantada é em relação ao indivíduo, que ao ingerir álcool e dirigir, contradiz o conceito de acidente, pois intencionalmente aumentam os riscos.

Para abordar assuntos como este é necessário um embasamento técnico-científico, que possibilita discussão através do ponto de vista multidisciplinar. Visando formar pessoas com perfis que atendam essas exigências, a Unoeste realiza a 4ª edição da especialização em Psicologia no Trânsito, que tem a coordenação de Regina Gioconda de Andrade e Zilda Rodrigues. Os interessados em fazer o curso devem procurar a secretaria da Pós-Graduação, no bloco B2, campus II, para realizar a inscrição.

Regina explica que a combinação álcool e trânsito é fatal e deve ser tratada com atenção por profissionais especializados. “A ingestão de pequenas quantidades de álcool provoca alterações cognitivas e comportamentais. Por isso, mesmo indivíduos com uma quantidade de álcool baixa no sangue, podem apresentar sinais e sintomas de intoxicação alcoólica incompatíveis com o ato de dirigir”.

Ela revela ainda que a sociedade e as ciências que estudam os assuntos relacionados aos acidentes de trânsito são colaboradores importantes para minimizar a tragédia. “É a questão que preocupa os profissionais incumbidos em estudar o comportamento humano. Uma comprovação disso é que este tema foi um dos mais estudados nas monografias da primeira turma da especialização feita na Universidade”.

Zilda acrescenta que contribuir para a reflexão e conscientização da população sobre os cuidados com a própria vida e do próximo é uma tarefa da Psicologia. “Quando uma pessoa dirige alcoolizada, ela coloca em risco todas as pessoas que estão no trânsito. Por isso, oferecemos no curso ferramentas que desenvolvam profissionais aptos para elaborar campanhas de conscientização e responsabilidade penal, ações essenciais para incentivar posturas adequadas e responsáveis no trânsito”.

Serviço – Interessados em realizar a inscrição devem procurar a secretaria da Pós-graduação, no bloco B2, campus II da Unoeste. Mais informações pelo telefone (18) 3229-2078.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem