Nead capacita professor para atuar na produção de conteúdo
Realização contempla a continuidade do projeto de preparação de recursos humanos desenvolvido pela Pró-reitoria Acadêmica


Começaram nesta semana as atividades da segunda turma do curso de Produção de Material Didático em EAD, ofertado pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead). São 27 alunos, sendo parte professores de diferentes cursos da Unoeste. “São docentes contemplados pela continuidade do projeto de recursos humanos desenvolvido pela Pró-reitoria Acadêmica (Proacad)”, conta a assessora técnica e científica do núcleo, doutora Ymiracy do Nascimento Souza Polak e cita o “indispensável apoio” do pró-reitor doutor José Eduardo Creste.
Também ressalta a contribuição da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária, pela qual responde a doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. O curso com carga de 60 horas oferta conteúdo teórico/prático com momentos presencial em sala de aula, de laboratório e totalmente virtual. Os alunos são preparados para elaborar texto de mídia imprensa, hipertextos e vídeos. “Eles formam um grupo multidisciplinar, com diferentes formações, como advogado, bioquímico, nutricionista e pedagogo, entre outros”, conta Ymiracy.
O projeto de capacitação em recursos humanos, com esta oferta relacionada à Educação a Distância (EAD) está em consonância com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), órgão do Ministério da Educação. “Também atende a demanda de professores conteudistas, que certamente serão produtores de livros”, diz Ymiracy e comenta que a maioria já enveredou pelo trabalho de produção ao buscar a capacitação como tutor, para entender a educação a distância.
Os ensinamentos ofertados no curso são ministrados por Ymiracy na parte de conteúdos teóricos, pelo professor mestre Marcelo Vinícius Creres Rosa na informática e pela especialista Fernanda Sutkus de Oliveira Mello na área de web design. Creres é coordenador administrativo do Nead e Fernanda atua na Comissão Central de Produção de Material (CCPM). As atividades iniciadas na primeira semana de outubro prosseguirão até o final de novembro.
Congresso – A doutora Ymiracy comenta que a Unoeste tem avançado em seu projeto de EAD e que fez boa presença no 18º Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciad), recém realizado em São Luís, no Maranhão. A universidade esteve representada em dois momentos de apresentações de trabalhos científicos, com os trabalhos sobre Produção de Material Didático para Cursos a Distância e sobre Fatores Intervenientes na implantação de um Projeto de EAD.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste