CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mulher de 72 anos recupera ânimo em projeto no Brasil Novo

Programa da Unoeste tem a parceria da Saúde, Educação e Assistência Social Municipal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mulher de 72 anos recupera ânimo em projeto no Brasil Novo
Ana Lopes Barros: “Agora, tenho ânimo para tudo”
Foto: Homéro Ferreira Mulher de 72 anos recupera ânimo em projeto no Brasil Novo
Equipe de coordenação do mutirão de encerramento do semestre
Foto: Marcos Sanches Mulher de 72 anos recupera ânimo em projeto no Brasil Novo
Aferição de pressão arterial, um dos serviços prestados


Implantado em fevereiro de 2010, o Programa Promoção de Saúde da Unoeste no Brasil Novo promoveu, nesta quarta-feira (13), o encerramento das atividades deste semestre. O projeto tem a parceria das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. São vários e permanentes os serviços prestados às pessoas de todas as idades, moradores do bairro e circunvizinhos. Ana Lopes Barros, de 72 anos, é uma das beneficiadas e conta que recuperou o ânimo para a vida.

“Participo desde o começo. Melhorou minha vida. Só de estar reunida no grupo de idosos já é muito bom. Moro sozinha e antes tinha muita angústia, nem dormia direito. Hoje, sou alegre e durmo bem. Agora, tenho ânimo para tudo. Algumas doenças simplesmente desapareceram. Meu único filho tem a família dele e trabalha, nem sempre pode estar comigo. Os meus vizinhos são bons, mas o projeto é tudo”, conta dona Ana que agora também se desloca uma vez por semana ao Jardim Villa Real para caminhar com sua irmã que se recupera de um derrame.

Outro exemplo de bons resultados alcançados é de Raquel Errandi Yamagushi, de 58 anos, que melhorou a saúde e a qualidade de vida. “Por isso estou aqui desde o começo”, afirma. Em março deste ano o trabalho feito pela Secretaria de Assistência Social, com o grupo da terceira idade do Brasil Novo, conduzido pela professora de educação física Eliane Zamberlam Zambrini, se juntou ao programa da Unoeste e ampliou a prevenção à saúde. Para o grupo é ofertada caminhada, jogos de mesa para trabalhar a parte neurológica e bingo como descontração.

Multi e interdisciplinar, o projeto envolve alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Medicina. Conforme a coordenadora do programa, Ilse Storel, são múltiplas as ações, incluindo atendimento domiciliar, na Unidade Básica de Saúde Doutor Roberto Miguel Krasucki, Escola Municipal Rui Vieira Berbert, Creche Jovita Terin e Projeto Bethel Mão Amiga, da Igreja Presbiteriana Independente. “É um programa que estabelece vínculos com a comunidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida”, diz a coordenadora juntamente com a enfermeira responsável pela UBS, Juliana Falvo, e o gerente Roberto Marcelo da Silva.

O semestre foi encerrado com o mutirão de saúde na UBS, com café da manhã e serviços da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Francis Pacagnelli, Sandra Genaro, Márcia Bueno e Edna Takahashi. Na segunda quinzena de junho e durante julho serão mantidas as ações junto ao grupo da terceira idade. Em agosto, após o recesso escolar de meio de ano, as atividades serão retomadas integralmente, conforme os assessores da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Rita Rambaldo e Darci Galbiati.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem