CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Missão Caiuá leva atendimento à aldeia de índios guaranis

Unoeste apoia projeto de associação cristã que atua na Aldeia Campestre Nação Guarani no Mato Grosso do Sul


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo Missão Caiuá leva atendimento à aldeia de índios guaranis
Atendimentos na área odontológica serão prestados aos habitantes da aldeia


A Unoeste retoma ações extensivas de serviços ofertados para populações indígenas. A partir de agosto começa a definir o cronograma para a Missão Caiuá, que será em novembro. Durante dez dias manterá uma grande equipe na Aldeia Campestre Nação Guarani, no município de Antônio João (MS), junto com a Associação Missão de Apoio (AMA) mantida pela Igreja Presbiteriana Independente e liderada pelo pastor em Narandiba, Otoniel Borges Machado.

Conforme o Coordenador de Ações Extensivas da Saúde junto a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professor Décio Gomes de Oliveira, a aldeia tem uma população de 3 mil indígenas, que será contemplada com vários serviços ofertados pela Unoeste. Estarão envolvidos alunos e professores dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnica, Odontologia e Comunicação Social.

“Será feito um estudo de área, incluindo a criação de gado e a produção de alimentos. Sabemos que a questão odontológica é precária, então faremos estudos num primeiro momento e depois ampliaremos o atendimento. Assim será em praticamente todas as áreas. Nós vamos para completar o que já é feito”, diz Oliveira em relação aos atendimentos permanentes prestados por instituições como Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação Nacional do Índio (Funai), especialmente na área médica.

Além de promover higiene bucal durante os dez dias, os casos de urgência receberão tratamento dentário. Todo serviço será registrado num vídeo documentário. A Proext, através da pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, atende solicitação da AMA que todo ano mantém uma missão na aldeia, levando profissionais de diversas áreas para prestar serviços e capacitar a mão de obra indígena, como são os casos de pedreiro, pintor e eletricista.

Além de Gomes, integram a etapa atual de preparação da missão a também coordenadora de Ações Extensivas da Saúde, Rosangela Cristóvão Ferreira, a coordenadora de Ações Extensivas Gerais, Aparecida José Martines de Oliveira, o assessor de Integração Comunitária, Darci Galbiati, e a coordenadora de Ações Culturais, Esportivas e Sociais, Afife Salim Sarquis Fazano.

“Em agosto haverá reunião da Proext com os docentes para elencar os trabalhos que serão desenvolvidos. Temos grande experiência com trabalho indígena na Unoeste. Essa nossa participação na Missão Caiuá representa a reativação do Programa Curumim que durante três anos, no começo nos anos 2000, desenvolvemos junto a Aldeia Índia Vanuire, no município de Arco Iris, na região de Tupã”, conta Oliveira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem