CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Missão evangélica de Prudente leva ajuda a povos africanos

Iniciativa da Casa de Oração recebe ajuda em doação de medicamento da Farmácia Comunitária da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Missão evangélica de Prudente leva ajuda a povos africanos
Pastor Jeremias Bispo dos Santos agradece a Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Missão evangélica de Prudente leva ajuda a povos africanos
Doação de medicamentos pela Farmácia Comunitária
Foto: Cedida Missão evangélica de Prudente leva ajuda a povos africanos
Missão na aldeia dos índios sassarós, no Mato Grosso do Sul


Nesta quarta-feira (2) parte de Presidente Prudente uma missão evangélica com destino à Guiné-Bissau, na costa ocidental da África. Cerca de 20 membros da igreja Casa de Oração para Todos os Povos (central) se juntarão em São Paulo com outros evangélicos de Belo Horizonte (MG). Juntos levarão donativos para pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, incluindo roupas e medicamentos, parte doada pela Farmácia Comunitária, da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Unoeste.

O pastor Jeremias Bispo dos Santos lidera a caravana que segue em carros até o aeroporto internacional de Guarulhos, incluindo veículos utilitários para o transporte dos donativos, entre os quais estão bolas. Um dos objetivos da incumbência é remanejar crianças e adolescentes moradores de rua aos abrigos onde atuam missionários de diferentes denominações cristãs. O contato lá é feito com um casal de evangelizadores enviado há quatro anos pela Igreja Batista da Lagoinha, de Belo Horizonte.

São meninos e meninas de um contingente inserido no alto índice de proliferação da Aids, conforme o pastor ao contar que a ideia nasceu na Casa de Oração, onde são desenvolvidos projetos missionários e sociais desde a fundação em Presidente Prudente, há mais de 20 anos. “Temos uma preocupação não somente com o aspecto religioso, mas uma visão mais integral do ser humano, o que compreende o social e o moral”, afirma e relata outras experiências.

No plano de Brasil, missões têm atendido populações indígenas da tribo Sassaró em aldeias nos municípios de Dourados e Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. No plano internacional, houve gesto de jovens para a vida cristã na Rússia, logo após a extinção do regime comunista; e recuperação de jovens usuários de drogas na Bolívia e na Argentina. A Casa de Oração também contribui com missionários pelo mundo afora. Em Prudente, mantém parcerias com o Projeto Vida e Esquadrão da Vida, além de colaborar com outras instituições benemerentes.

“A contribuição da Unoeste é muito significativa para o nosso projeto de 30 dias na África. É muito gratificante ser contemplado com os medicamentos destinados pela universidade, que mantém uma visão de solidariedade. É uma instituição que se volta para o bem maior que é o social, independente de questão religiosa. Estamos levando conosco a marca da Unoeste”, diz o bispo em agradecimento, com as palavras dirigidas ao professor Sérgio Marcos da Silva, que responde pela disciplina de Estágio em Saúde Pública e pela Farmácia Comunitária.

Na manhã desta terça-feira (1º), Silva fez a entrega dos medicamentos na Casa de Oração, acompanhado do assessor da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professor Fábio Nogueira. “Doamos vitaminas, antiparasitários e antialérgicos, entre outros medicamentos arrecadados pelos estudantes de Medicina na realização do Trote do Bem”, conta Silva e comenta que a farmácia, localizada nas imediações do Hospital Regional (HR), é voltada para atender pessoas carentes com o fornecimento gratuito de remédios, mediante prescrição médica.

Reativada há oito anos, a farmácia serve como campo de estágio. Funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O atendimento médio é de mil pessoas por mês. As arrecadações de medicamentos ocorrem duas vezes por ano, junto a representantes de laboratórios farmacêuticos e amostras grátis com os médicos, normalmente parentes dos ingressantes do curso da Medicina da Unoeste, que são recebidos a cada seis meses pelo Trote do Bem. “São excelentes as arrecadações e isso nos permite ter boa qualidade de medicamentos em disponibilidade”, diz Silva.

No ato da entrega feita na Casa de Oração, em sua sede na avenida Celestino Figueiredo, também estiveram presentes o pastor adjunto Bianchi Júnior e as missionárias que respondem pelo Departamento de Missões, Neusa Salvato e Leonice Marques Farias. A missão evangélica em Guiné-Bissau envolve ainda a pastora Ilze Eger dos Santos, a missionária Quésede Eger dos Santos e membros dos Jovens Com Uma Missão (Jocum), representantes de diferentes denominações evangélicas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem