Calouros levam alegria e doações a idosos do Lar São Rafael
Estudantes participam de projeto de extensão e conseguem arrecadar 350 litros de óleo para a entidade



Às vezes basta uma conversa para conquistar o sorriso de alguém. Com bate-papo e doação de cerca de 350 litros de óleo de cozinha, mais de 150 calouros da Unoeste arrancaram risadas dos idosos assistidos pelo Lar São Rafael de Presidente Prudente e, bem mais do que isso, fizeram novas amizades. No sábado (16), estiveram lá os estudantes de Comunicação Social, Letras e Sistemas de Informação.
Há oito anos, semestralmente, alunos de 1º termo reservam seu tempo e vão à entidade pelo projeto de extensão Texto e Cidadania, coordenado pelos professores Édima de Souza Mattos e Haroldo César Alessi. “O objetivo é unir a teoria à prática com produção de textos em conformidade com cada curso e principalmente exercer a consciência cidadã e estimular o trabalho voluntário”, expõe a docente.
Além do óleo, os acadêmicos levaram refrigerantes, bolos e doces variados para tomarem café da tarde com os idosos. Como modo de antecipar os bons momentos da Páscoa, também prepararam decoração especial para animar e tornar ainda mais agradável o sábado dos moradores. O senhor Gilberto Torres, 78, foi um dos mais populares entre os jovens. Interagiu bastante, cantou e mostrou os dotes que tem com a gaita. Ele está há apenas três meses no lar e sentiu-se presenteado com a visita dos universitários e professores da Unoeste, ainda mais por ter aniversariado no último dia 12. “Gostei muito, eles são muito gente boa”, empolga-se.
Ao conhecer a realidade dos residentes, Vinícius Henrique de Oliveira, 17, ficou sensibilizado e, por isso, pretende voltar ao lar. “É uma experiência bem diferente do que eu imaginava, achava que eles seriam mais alegres, mas tem pessoas com história de vida um pouco complicada”, detecta o ingressante de Sistemas. Assim como Oliveira, essa foi a primeira ação voluntária da futura jornalista Amanda Evelyn Faustino Rocha, 17, que expõe que “muitos deles não têm família que vem visitá-los e necessitam de pessoas que se preocupem com eles”.
À sua espera – Os idosos do Lar São Rafael também podem receber sua visita. Informe-se pelo telefone (18) 3223-2719 ou pessoalmente, na rua Joaquim Nabuco, 1.670, em Presidente Prudente. A responsável pelo local, madre Blanca Cortés, afirma que “para os velhinhos é uma grande alegria que a juventude venha, pois, ainda que alguns tenham parentes, a família pouco se lembra deles”. A religiosa aponta que, além do mais, para quem os acolhe fica uma reflexão sobre a vida.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste