Infoeste tem início com mais de mil participantes
Neurociência é tema de workshop e palestra no primeiro dia do evento realizado pela Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste



Com mais de mil inscritos, teve início nesta segunda-feira (13), a 25ª Semana de Computação e Informática (Infoeste), da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste). A programação é ampla, com atividades nos três períodos. Entre outras atrações, são oferecidos mais de 60 cursos, além de palestras e eventos específicos. O destaque do primeiro dia foi o professor conferencista e escritor Pierluigi Piazzi, que ministrou duas atividades: o workshop “Um novo paradigma de ensino baseado em neurociência”, voltado aos professores e coordenadores da instituição, além da palestra de abertura “Programando o melhor computador do mundo: o cérebro”, realizada à noite, no teatro César Cava.
Nas duas atividades, o convidado abordou quais são as exigências do cérebro para aprender alguma coisa. No primeiro momento, o assunto foi abordado com os profissionais de ensino, visando mostrar que tipo de mensagem os alunos estão recebendo. E depois, tratou o tema com os participantes da Infoeste. A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste, do secretário municipal de Tecnologia da Informação (Setec) e também professor universitário, Rogério Marcus Alessi, além do diretor da Fipp, Moacir Del Trejo.
Segundo Piazzi, o sistema educacional brasileiro não respeita as exigências do cérebro. A indagação é: Por que não mudar? Ele explica que essa ineficiência é disfarçada por um truque que todos usam e acham normal: estudar somente para a prova. “Estudar para a prova é a mesma coisa que ir ao médico para saber se está com febre e tomar aspirina antes. A febre não vai aparecer, mas depois volta. O aluno estuda para a prova, tira nota boa e no dia seguinte esqueceu tudo. Em termos de aprendizagem o resultado é zero, em termos de boletim é ótimo”, exemplifica.
O palestrante frisa que o objetivo é mudar essa realidade. “Estamos aqui reunidos com o objetivo de transformar essa instituição em Finlândia, que tem o melhor sistema educacional do mundo. Os professores têm condições para isso e os alunos têm condições mentais”, pontua. Para ele, a questão é uma mudança de paradigma, ou seja, o que deve mudar é a regra do jogo e não os jogadores. Ele reafirma a necessidade de ter a consciência de que o estudo deve ser diferente: “deve ser pouco, mas todos os dias, em vez de muito antes da prova”.
Ele explica que o cérebro é como um computador, onde tem a memória RAM e um HD. “Aquilo que você produz em um desktop é colocado na RAM, tanto que se faltar energia perde-se muitas coisas. Para que isso não ocorra, é preciso salvar no HD. E o cérebro humano funciona da mesma forma. Durante o dia, coloca-se tudo que se aprende na RAM, e durante a noite, salva-se alguma coisa no HD, sempre aquilo que estudou. O que passou batido, o cérebro joga no lixo”, discorre. Desta forma, ele reafirma a eficiência da antiga frase: Aula dada, aula estudada hoje! Assegura que apenas alguns minutos de dedicação são suficientes para que o cérebro possa armazenar. “O objetivo não é formar bons alunos, mas sim bons estudantes (aluno assiste aula e o estudante estuda o conteúdo)”, completa.
Para o diretor da Fipp o workshop de ensino é um período para o professor refletir sobre seu método de dar aula. Ressalta que a palestra de Piazzi é bastante forte no sentido de o professor enxergar o que é um aluno e o que é um estudante. “Essa reflexão é muito importante na docência e também para os acadêmicos, justamente por isso tivemos duas atividades com o mesmo tema”. O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, destaca que a Infoeste é uma semana brilhante de excelência em inovação. “A universidade tem essa preocupação em inovar e a Fipp é exemplo disso, pois sempre traz novidades na programação de sua semana, este ano, podemos citar uma atividade específica com as escolas técnicas da região”.
Atividades – A Infoeste integra os seguintes eventos: 25º Ciclo de Cursos e Palestras, 20º Encontro de Alunos e Ex-alunos, 9ª Festa Linux, 9ª Maratona de Programação, 8º Webdesign Fipp Festival (WebFif) e 7º Workshop sobre Educação em Computação e Informática (WEI-Fipp). Nesta edição, são realizadas duas novas ações: o Fippetec e o Gamefest. Para conhecer cada evento, acesse a página oficial.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste