Jogo eletrônico como ferramenta metodológica gera motivação
Experimento voltado ao aprendizado musical desenvolve cognição e percepção em relação aos parâmetros do som



Pesquisa realizada junto ao Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, mantido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, analisou o uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da percepção auditiva do aluno. Aplicação feita na educação musical, com a constatação de que os games podem ser usados como ferramenta metodológica, pois geram motivação.
“Como resultados, constatamos que as respostas dos alunos foram mais precisas e apresentaram melhor qualidade nos detalhes, indicando desenvolvimento cognitivo e perceptivo em relação aos parâmetros do som. Verificamos que o ato de brincar com o jogo eletrônico produziu aprendizagem musical com grande interesse e prazer”, afirma a autora da pesquisa, Luciana Carolina Fernandes de Faria.
“Usar o jogo eletrônico como ferramenta metodológica consistiu numa forma de motivar o aluno em seu processo de aprendizagem, contribuindo com uma formação autônoma”, pontua. A pesquisa foi utilizada na produção da dissertação intitulada “Da sala de estar à sala de aula: educação musical por meio dos jogos eletrônicos”, levada à defesa pública na tarde desta terça-feira (4).
A orientação foi da Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy, com a coorientação da Dra. Helena Faria de Barros, sendo que a banca de avaliação recebeu os doutores Adriano Rodrigues Ruiz, na condição de membro interno, e Renata Portela Rinaldi, convidada junto ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia, do campus da Unesp em Presidente Prudente.
Seguindo a linha de pesquisa “formação e prática pedagógica do profissional docente”, Luciana centrou os estudos na educação musical no contexto do ensino básico. Levou em conta a sensibilidade auditiva quanto aos parâmetros sonoros – altura, duração, intensidade e timbre – para analisar o uso dos jogos Wii Music, com a modalidade Pitch Perfect, e Let’s Tap, com a modalidade Rhythm Tap, ambos para o console Wii da Nintendo 2006.
A investigação em busca de resultados qualitativos, com a pesquisa do tipo descritivo-interpretativa, envolveu 12 alunos de uma escola pública em Presidente Prudente, com idade variável de 12 a 14 anos, que em 2012 cursaram o 6º ano do ensino fundamental. O procedimento metodológico foi aplicado em quatro fases, sendo a inicial o diagnóstico da capacidade auditiva e conhecimento musical, mediante questionário.
Nas duas fases posteriores, os alunos jogaram em duplas e individualmente, os dois jogos, mediante observação de sistema aberto. Na quarta fase, responderam o questionário semelhante ao da primeira, com a finalidade de se apurar a presença e a natureza das mudanças ocorridas após a prática dos jogos. Feitas as análises, os resultados demonstraram que os jogos eletrônicos contribuem com o ensino musical.
A banca examinadora elogiou o trabalho, com a sugestão de que a pesquisa apresente desdobramentos por outros estudantes de mestrado e pela própria autora, estimulada ao doutorado. Luciana foi aprovada para receber o título de mestre em Educação, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. Em meio ao público presente estiveram os maestros Valter Trevisan e Alberto Cervelini, além do músico e compositor Heraldo Faria, pai de Luciana.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste