Projeto de extensão Sambando com Saúde ocorre na Vila Iti
Componentes de agremiações carnavalescas são chamados para receberem orientação e ações de prevenção à saúde

Pela primeira vez na história de Presidente Prudente, componentes de agremiações carnavalescas receberão orientação e ações de prevenção à saúde antes dos desfiles de escolas de samba. No sábado (22) será realizado o Sambando com Saúde, das 8h às 12h, no ginásio da Vila Iti, na zona leste da cidade. Projeto de iniciativa da Dra. Édima de Souza Mattos, junto ao curso de Medicina, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
A professora, que leciona ciências sociais e humanas, vem trabalhando o projeto nos últimos 30 dias, mantendo entendimentos com o presidente da Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente, Emerson Nilton Vieira, que faz o chamamento para a participação dos sambistas. Conforme a coordenadora de Ações Extensivas de Saúde da Proext, professora Rosângela Cristóvão Ferreira, os serviços gratuitos serão prestados por estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia, orientados por professores.
Haverá aferição da pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC). Pela Medicina estarão envolvidos alunos do 6º termo e integrantes dos Acadêmicos da Alegria, um grupo que faz visitas aos enfermos nos hospitais, conforme Édima que, enquanto pesquisadora, trabalha com a saúde geral da população negra, indígena e de pessoas privadas de liberdade. Conta ainda que no sábado haverá diversas ações por todo Estado, por iniciativa de ativistas da etnia negra.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste