Enfermagem e Seesmt promovem ação de saúde no campus II
Atividades voltadas para o público masculino foram realizadas no bloco 7 e no Hospital Veterinário (HV)



O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste, em parceria com o curso de Enfermagem da instituição, promoveu, nesta quinta-feira (27), uma ação de prevenção e orientação sobre o diabetes. Voltadas para os funcionários do campus II, as atividades foram realizadas no Hospital Veterinário (HV). Na quarta (26), a iniciativa também ocorreu no bloco 7.
“Sob a orientação da docente da graduação, Márcia Marcondes Manganaro, as alunas do 5º termo verificaram o peso e altura dos participantes, bem como fizeram o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, realizaram a aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar e, por fim, forneceram orientações sobre o diabetes e os cuidados necessários com a saúde”, explica a assistente social do Seesmt, Valéria Cristina dos Santos Rodrigues.
De acordo com Valéria, esta atividade é importante, pois permite a detecção precoce desta doença crônica. “Quanto antes o diagnóstico, mais cedo o paciente poderá tratar e estabilizar esta doença. Por isso, nos preocupamos com a saúde deste público masculino e promovemos ações como esta”.
Antônio Vieira Figueiredo trabalha no Departamento de Obras (DPO) da instituição. “Fiz os testes e pude constatar que está tudo bem comigo. Já nas orientações, fui informado que devo melhorar a minha alimentação e voltar a praticar atividades físicas”. Sobre esta ação, ele comenta que parar um pouquinho o serviço para dar uma atenção à saúde é muito bom. “Muitas vezes, nos descuidamos por falta de tempo, mas a Unoeste nos lembra de que devemos nos preocupar com o bem-estar”.
Experiência – De acordo com Márcia, a participação das acadêmicas nesta prestação de serviços é relevante. “Por meio desta parceria com o Seesmt, possibilitamos momentos reais de atendimento para as acadêmicas, visto que elas veem estes procedimentos em sala de aula e cenários práticos. Sem dúvida, estas vivências serão importantes para o embasamento destas futuras enfermeiras”.
A aluna Karla dos Santos Braga conta que já integrou outras ações como esta. “Estes momentos são interessantes, pois oferecem uma complementação diferenciada e uma segurança maior para quando eu for atuar”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste