CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação Física explica o que é biomecânica da corrida

Palestra é na abertura do Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista, que está na 10ª edição


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Educação Física explica o que é biomecânica da corrida
Fisioterapeuta Raquel Castanharo, colunista do site Eu Atleta
Foto: Matheus Teixeira Educação Física explica o que é biomecânica da corrida
Grupo Urbanu’s apresenta a moderna coreografia “Passo a Passo”
Foto: Matheus Teixeira Educação Física explica o que é biomecânica da corrida
Cia do Corpo Escola de Dança mostra um elegantíssimo jazz musical

A fisioterapeuta Raquel Castanharo, colunista do site Eu Atleta e colaboradora do canal Corrida no Ar, foi a conferencista de abertura do Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista (Sefop), tradicional evento da Unoeste que chega ao décimo ano em 2015, com realização de 3 a 7 de novembro. Em palestra feita em parceria com o Sesc Thermas de Presidente Prudente, ela veio ao Espaço Solarium da universidade, no campus II, para explicar quais são os benefícios da biomecânica da corrida. É um assunto que domina, já que é mestre nessa área, além de ter realizado pesquisa sobre biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, no Canadá.

Em seus pacientes em São Paulo e Jundiaí (SP) ela aplica uma avaliação da biomecânica da corrida, que “visa identificar o que está de problemático na postura e no impacto para que a pessoa não se machuque, para tratar quem está machucado e para melhora do rendimento”. Filma a corrida em câmera lenta e coloca o vídeo em um software de análise dos movimentos para informar ao corredor como ele faz para gerar uma corrida mais saudável, sem sobrecargas e com resistência, flexibilidade e equilíbrio. Para quem quer começar a correr, Raquel fala para ir gradativamente, nada de querer fazer uma maratona logo de cara! “Todo aumento brusco, seja de quilometragem ou velocidade, aumenta muito a chance de lesão”.

Mesmo os corredores com larga experiência podem passar por algum tipo de problema. Para evitá-los, Raquel conta que “uma dica para saber se o corpo está sofrendo muito com o impacto é perceber o barulho enquanto corre, porque quanto maior o barulho, maior o impacto, então é bom tentar correr com menos barulho”. Quanto ao tipo de pisada que o corredor tem, ela diz que pouco importa se é neutra, supinada ou pronada, mas que é preciso usar um par de tênis confortável e deixar o corpo sempre bem ereto. “Uma boa postura ajuda a diminuir as chances de lesão! Imagine que tem uma linha te puxando para cima…”. E, claro, acompanhamento de profissional de saúde especializado é fundamental para manter a saúde.

A abertura do 10º Sefop, na noite de ontem (3), foi magnânima, com apresentações culturais! No Solarium, o Grupo Urbanu’s fez a coreografia de dança de rua “Passo a Passo”, sob coordenação de Gustavo Sampaio, aluno do 7º termo do bacharelado em Educação Física da Unoeste. Em seguida, a Cia do Corpo Escola de Dança exibiu dois números de jazz musical: “Chicaco” e “Burlesque”, coordenados por Lysia Barbosa, estudante do 6º termo do mesmo curso de Sampaio. Também durante a solenidade foi anunciado, para a segunda quinzena deste mês, o lançamento do livro “Novas Tendências em Educação Física: Educação Física Escolar, Treinamento e Saúde”. Os editores são professores da Unoeste, Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior e Alessandro Pierucci, e ainda há mais 15 professores e três egressos da universidade que são autores, entre outros.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem