CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadores e produtores se reúnem em fórum sobre ILPF

Evento promovido pela Unoeste contribui para a difusão de tecnologias que potencializam a atividade agropecuária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Pesquisadores e produtores se reúnem em fórum sobre ILPF
Fórum sobre Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta está na 4ª edição e foi realizado no Espaço Solarium, campus II da universidade
Foto: Gabriela Oliveira Pesquisadores e produtores se reúnem em fórum sobre ILPF
Pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Dr. Ademir Hugo Zimmer abordou o tema “Por que utilizar a ILP na reforma de pastagem?”
Foto: Gabriela Oliveira Pesquisadores e produtores se reúnem em fórum sobre ILPF
Diretor executivo da Fundação MS, Dr. Alex Marcel Mello, destacou o uso da floresta nos sistemas integrados

No oeste paulista existem cerca de 4 milhões de hectares degradados. Essas áreas podem ser recuperadas e se tornarem altamente produtivas por meio dos sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Para a difusão dessas tecnologias, a Unoeste promoveu na tarde desta quinta-feira (12), o 4º Fórum de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta de Presidente Prudente. Realizada no Espaço Solarium, campus II, a iniciativa contou com aproximadamente 250 participantes entre pesquisadores, acadêmicos e produtores da região.

Após a solenidade de abertura, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Dr. Ademir Hugo Zimmer abordou o tema “Por que utilizar a ILP na reforma de pastagem?”. Ele reforça que é possível recuperar pastagens, por meio da agricultura, via cultivos anuais de culturas como soja, milho, sorgo e arroz. “Na maioria das vezes, o pecuarista considera o boi como o seu objetivo principal. É necessário que ele mude essa postura para que a sua propriedade se torne altamente produtiva, olhando o solo e a pastagem como o seu equipamento de produção, onde o gado é o produto final”.

Para comprovar que a ILPF é viável, o Dr. Luiz Adriano Maia Cordeiro, da Embrapa Cerrados, apresentou exemplos de sucesso de integração no Brasil. “O que temos atualmente são sistemas distintos que podem ser adotados nas diferentes regiões do país. Aproveitei para mostrar esse leque de tecnologias, que proporcionam uma produção diversificada e sustentável, gerando estabilidade econômica para o homem do campo”, revela.

O diretor executivo da Fundação MS, Dr. Alex Marcel Mello, destaca a importância da utilização da floresta nos sistemas integrados de produção agropecuária. “A adição das árvores na agricultura e pecuária é um grande paradigma, pois a postura mais comum é a retirada das mesmas. Relatei que a inclusão da floresta melhora o microclima da propriedade e é o maior benefício para o pecuarista, já que essa região de Prudente possui um estresse climático muito grande em todos os meses do ano. Só o fato de você colocar os animais na sombra faz com que eles produzam mais, trazendo maior rentabilidade ao sistema”, diz Mello. Ele lembrar ainda a importância do relacionamento estreito da fundação com a Unoeste. “O oeste paulista é o espelho do leste do Mato Grosso do Sul (MS), pois têm condições climáticas e de solo similares. Dessa forma, todo o trabalho realizado pela universidade, na vertente ILPF, gera informações que contribuem diretamente com a nossa região”.

Completando as apresentações do 4º Fórum ILPF, o zootecnista e diretor de produção do Grupo Nelore Mocho, Juliano Roberto da Silva, apresenta a Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) como facilitadora da pecuária de alta performance, adotada na Fazenda Campina, propriedade pertencente ao Grupo Carlos Viacava (CV), localizada em Caiuá (SP).
O produtor rural, Rogério Alves Rocha veio de Iepê (SP) para participar do fórum. “Acho importante a realização de eventos como esse, pois apresenta novas tecnologias que contribuem com uma produção sustentável e mais rentável”.

Solenidade de abertura – Além dos palestrantes presentes no evento, compuseram a mesa principal o Dr. Carlos Sérgio Tiritan, coordenador do curso de Agronomia da Unoeste, André Longen, gerente da Cooperativa Agroindustrial (Cocamar), Luiz Eduardo Oyera Facholi, gerente de produção agrícola das Sementes Facholi, Felipe Melhado, diretor técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Presidente Venceslau e Bruno Mendes Lopes, consultor da John Deere D. Carvalho.

Dia de Campo – De acordo com o organizador do 4º Fórum ILPF, o professor doutor Edemar Moro, os participantes da iniciativa terão a oportunidade de visualizar na prática a ILP, isso porque será realizado nesta sexta-feira (13) um Dia de Campo na Fazenda Experimental da Unoeste, localizada em Presidente Bernardes (SP). “Mostraremos áreas de pastagens em solos arenosos, que já foram recuperadas por meio do Sistema Santa Ana (SSA), que realiza integração focada na produção de soja e de silagem”.

O 4º Fórum ILPF e o Dia de Campo integram a programação do Simpósio de Ciências Agrárias de Presidente Prudente da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem