CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto criado na Cracolândia recebe ajuda multidisciplinar

Programa Universitário de Assistência ao Dependente Químico realiza diagnóstico para definir várias ações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto criado na Cracolândia recebe ajuda multidisciplinar
Equipe da Unoeste ao ser recepcionada pelo pastor Fernando Menezes

Instalado há pouco mais de 1 ano na região de Presidente Prudente, o Projeto Cristolândia tem apresentado excelentes resultados e a intenção é avançar ainda mais. A proposta da Igreja Batista Boas Novas, criada na Cracolândia em São Paulo, acaba de receber a parceria do Programa Universitário de Assistência ao Dependente Químico (Prouad), instituído em caráter multidisciplinar junto a Pró-reitoria Acadêmica e cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. A primeira ação do programa ocorreu na manhã desta sexta-feira (16) com encontro entre as partes envolvidas, objetivando a elaboração de diagnóstico, a partir do qual serão desenvolvidas várias ações, além das que a universidade já tem realizado no projeto vinculado ao Centro de Formação de Vida Cristã.

As ações extensivas filantrópicas do Prouad envolvem professores e alunos nas áreas de ciências da saúde, sociais aplicadas, agrárias e humanas, em caráter multidisciplinar, voltadas às políticas públicas de direitos humanos e justiça, educação e saúde. A supervisão e coordenação são da professora Rita de Cássia Bomfim Leitão Higa, com a coordenação e apoio de Cláudia Alvares Calvo Alessi, ambas da Faculdade de Medicina; assistência psicológica da professora Cecília Emília de Oliveira Creste; e assistência odontológica de José Luiz dos Santos Parizi, do curso de Odontologia. Além de Rita, Cecília e Parizi outros professores participaram do encontro de hoje com diretores do centro e a coordenação do projeto, incluindo ainda a presença do assessor de integração comunitária da Proext, Darci Galbiati.

Estiveram presentes os professores Pedro Baldotto e José Luís de Lima Astolphi, representando os cursos de ciências agrárias – Agronomia, Zootecnia e Agronegócio; Juliane Avansini Marsicano (Odontologia); Rosângela Cristóvão Ferreira (Farmácia e Biomedicina); Janaína Pereira Duarte Bezerra (Educação Física), Priscila Maia (Nutrição), Ana Paula Coelho Figueira Freire (Fisioterapia) e Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira (Enfermagem). A recepção foi feita pelo presidente da associação e o vice-presidente, respectivamente pastor Fernando Menezes e André Kalil, juntamente com o coordenador Gilvam Amorim Camilo, que apresentaram as dependências do projeto instalado numa chácara no Jardim Panorama, no município de Álvares Machado (SP).

Após a apresentação, ocorreu a primeira reunião do programa, visando obter informações para elaborar o diagnóstico. Conforme a médica toxicologista Rita Higa, a intenção é proporcionar um suporte com ações integradas, através de projetos de extensão que serão vinculados ao programa. Menezes comenta que dependentes químicos em situação de rua, ao serem inseridos no Projeto Cristolândia, recebem tratamento integral: físico, emocional, espiritual e laboral. Atualmente são atendidos 26 alunos. Durante o primeiro ano do projeto na região de Prudente, três alunos concluíram o ensino médio; cinco estão reinseridos na sociedade, mas continuam sendo acompanhados; e um que vai para o trabalho todos os dias e retorna para dormir.

No fim do ano passado, ocorreu a descoberta de que muitos deles nunca tiveram ceias de Natal e Ano Novo. “Alguns choraram diante da mesa repleta de alimentos”, comenta o pastor. Para este fim de ano, cerca de 50% dos alunos estão sendo preparados para passar as festas com suas famílias. Alguns deles não tinham convívio familiar há muitos anos. As famílias também estão sendo preparadas para recebê-los. Para Kalil, o resgate de cada pessoa é sempre uma vitória, considerando que uma pessoa resgatada é uma família recuperada. Quanto a ajuda para manter o projeto, o vice-presidente da associação diz que é aceita de todos os lados, independentemente de doutrina religiosa.

Para Menezes, a nova parceria com a Unoeste é muito importante e vem para dar vasão às mais diferentes necessidades inerentes ao trabalho de recuperação de dependentes químicos, ofertado gratuitamente pela Igreja Batista Boas Novas e mantido por 21 igrejas batistas de Presidente Prudente e região. O projeto originário da Cracolândia paulistana é desenvolvido em 38 cidades de oito Estados brasileiros e chegou à região de Prudente em setembro do ano passado. Recebeu em doação por 25 anos uma área de 9 mil metros quadrados e em sete meses foi construída a estrutura que abriga a coordenação e os alunos em regime de moradia.

Como exemplo dos projetos da universidade a serem inseridos no Proaud está o das ciências agrárias, voltado para produção de alimentos e capacitação de mão de obra. De acordo com Astolphi, os alunos serão capacitados para produções nas áreas de horticultura, tubérculos, frutas, piscicultura, avicultura e suinocultura.  Ao final, receberão certificados de competência nas atividades, para que possam trabalhar quando forem reinseridos na sociedade. Outro fator importante do Proaud está no interesse em produzir pesquisa, cujos dados sirvam para alimentar políticas públicas nas áreas de direitos humanos e justiça, educação e saúde.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem