CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biomedicina e Nutrição atendem mulheres da ESF do Bela Vista

Exames, orientações e sorteios de brindes estiveram entre as ações realizadas em alusão ao Dia Internacional da Saúde da Mulher


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Biomedicina e Nutrição atendem mulheres da ESF do Bela Vista
Oficina de Salada de Pote foi uma das atividades realizadas pela Nutrição
Foto: Cedida Biomedicina e Nutrição atendem mulheres da ESF do Bela Vista
Dona Natalina com acadêmicas da Unoeste e equipe da ESF
Foto: Cedida Biomedicina e Nutrição atendem mulheres da ESF do Bela Vista
Alunos e professores envolvidos na atividade

No dia 28 de maio é celebrado o Dia Internacional da Saúde da Mulher. Em razão disso, os cursos de Nutrição e Biomedicina da Unoeste desenvolveram atividade de educação em saúde e alimentação saudável voltada para as mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Família “Dr. Yugo Morita”, no Residencial Bela Vista I.

Os alunos do 8° termo da Biomedicina, supervisionados pelo professor Caio Ferreira de Oliveira, em conjunto com a equipe de enfermagem da unidade, realizaram testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientação para o autoexame das mamas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Houve ainda mutirão de exame preventivo de câncer de colo de útero, realizado pela equipe de enfermagem.

“É de grande valia o contato dos acadêmicos com a população. Essas ações aproximam ainda mais os alunos da teoria observada no Laboratório de Analises Clínicas com a realidade da saúde da população, onde ambos saem ganhando. São nessas atividades que podemos aproximar os alunos com a futura profissão, assim como mostrar para a população o trabalho do biomédico, profissão em plena expansão”, comenta Oliveira.

As alunas do 5°, 7° e 8° termos do curso de Nutrição participaram da ação, supervisionadas pela professora doutora Sabrina Alves Lenquiste, realizaram avaliação antropométrica e orientação nutricional específica para a saúde da mulher, com destaque para os alimentos que podem ajudar na prevenção das neoplasias de mama e útero.

Com a finalidade de estimular a alimentação saudável, foi realizada uma oficina de salada de pote, destacando a importância do consumo diário de vegetais, além da importância da correta higienização dos alimentos e utensílios. Segundo Sabrina a salada de pote é uma ótima alternativa para pessoas que trabalham fora de casa e que desejam se alimentar corretamente. “Se preparada adequadamente, com os devidos cuidados de higiene, esse tipo de salada pode durar até cinco dias na geladeira, além disso, é possível adicionar componentes funcionais, como as sementes de chia e linhaça, e tornar a salada ainda mais interessante nutricionalmente”.

Uma das participantes da oficina de salada de pote, Natalina Piza da Silva, 68, disse que gostou da atividade e que acha importante conhecer os alimentos e saber quais são os mais saudáveis. “Vou colocar em prática o que aprendi e fazer a salada no pote para minha filha e meu neto”.

Na oficina, as estudantes explicaram como a salada deve ser feita e, em seguida, orientaram individualmente as participantes na elaboração da própria salada. Ao fim, cada participante teve seu próprio pote de salada para levar para casa. Também foram sorteados brindes para as mulheres que estiveram nas atividades.  

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem