Medicina Unoeste e Socesp realizam Jornada de Cardiologia
Evento realizado no Teatro César Cava aborda as doenças nas válvulas do coração; três palestras estão previstas para terça (22)

Em 2018, a região de Presidente Prudente atende, em média, três pacientes por dia com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio ou arritmia cardíaca, segundo dados do Hospital Regional (HR). Só no ano passado, foram 900 casos das doenças no oeste paulista. E essas são apenas duas dentre inúmeras doenças relacionadas ao coração. Por isso, a Unoeste sedia nos dias 21 e 22 de maio a Jornada de Cardiologia, realizada no Teatro César Cava. Uma parceria entre o curso de Medicina da Unoeste em Presidente Prudente, a Liga Acadêmica de Cardiologia e Hipertensão Arterial Sistêmica e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).
Para debater as valvopatias, doenças nas válvulas cardíacas, o presidente da regional prudentina, Antônio Claudio Bongiovani explica que a cardiologia é uma área em constante atualização, e que merece atenção total. “A abordagem terapêutica evoluiu, assim como o tratamento medicamentoso. O médico vive de resultado, então, para isso precisa se capacitar sempre”, explana o rio-pretense com 31 anos de experiência na Medicina. Ele ressalta a parceria com a liga, uma integração fundamental. “Na formação profissional, o Socesp atua em estimular, despertar desejos. Vislumbrar horizontes. O médico precisa sentir vontade de trabalhar”, pontua Bongiovani.
Na primeira noite de evento, as palestras se dividiram em três especialidades: a clínica, cirúrgica e a intervencionista. Essa última, ministrada pelo médico Paulo Henrique Jorge, que trouxe técnicas atualizadas para o tratamento de válvulas. Como o Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI) e o Mitraclip; dois tratamentos minimamente invasivos para a correção de válvulas, disponíveis a pacientes com idade avançada que tenham contraindicação ao tratamento convencional. “A média de vida aumentou e as doenças que envolvem o coração atingem as pessoas mais idosas, é uma doença de uso. Por isso, a cardiologia cresceu tanto na minha visão, ganhou mais investimento, tem mais recursos e opções terapêuticas”, explica Jorge.

Tem mais jornada!
A partir das 19h30, o Teatro César Cava recebe, nesta terça (22), o segundo e último dia do evento com palestras com as seguintes atrações:
- “Atualização em ICC”, com o médico Junior Rosas,
- “Atualização em síndrome coronária aguda”, com Carlos Eduardo Bosso
- “Atualização em hipercolesterolemia familiar”, ministrada por Mozart Gonçalves Filho.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste