CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Publicidade cria estratégias que fortalecem proteção social

Apresentação do Projeto Vira Galo para o Sistema Órion resulta de parceria da Unoeste com a Polícia Militar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Publicidade cria estratégias que fortalecem proteção social
Momento do Hino Nacional no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Matarazzo

A atuação modelo para dar vasão aos boletins sociais, criada pelo 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), contará com estratégias comunicacionais para fortalecer a Rede de Proteção Social do Cidadão em 21 municípios e que integra 350 profissionais de diferentes áreas, através da base informatizada denominada Sistema Órion. Para esse fim, no Projeto Vira Galo foram desenvolvidos os planos em relação aos públicos interno, externo e parceiros; elaborados por alunos e professores do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp/Unoeste). A apresentação para militares e civis, envolvidos nessa proposta do fazer coletivo, ocorreu na manhã desta quarta-feira (16) no teatro do Centro Cultural Matarazzo e atraiu boa parte dessa organização policial no interior paulista.

Estiveram na solenidade representantes dos batalhões de Dracena, Assis, Lins e Jaú e do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPI-10) com sede em Araçatuba. Também participaram comandantes de companhias de Prudente, Álvares Machado, Pirapozinho e Martinópolis. Pelo CPI-8, sediado em Prudente, compareceram o comandante coronel Adilson Luís Franco Nassaro e o chefe de estado maior tenente-coronel Flávio de Oliveira Martinez. Pelo 18º BPM-I, o comandante tenente-coronel Carlos Vitor Negri da Silva e a subcomandante major Renata Fassina. Também esteve presente o supervisor de segurança da Unoeste major Edson Aparecido Torchi Duro prefeitos, vereadores, secretários municipais e membros da rede.
 
As professoras Mariangela Fazano Amendola e Fernanda Sutkus de Oliveira Mello contaram que essa parceria da Polícia Militar com a Unoeste nasceu da intermediação feita pela educadora voluntária da rede Paulina Paulino e foi firmada no começo deste ano. O acordo está vinculado ao Projeto Vira Galo que é desenvolvido com a aplicação de metodologias ativas, pelas quais os alunos atuam como protagonistas da construção do saber. A sala de aula do 7º termo, com mais de 40 alunos, foi dividida em agências experimentais que, a partir de imersão no objeto da pesquisa que é o Sistema Òrion, elaboraram um planejamento de comunicação integrado por pesquisa e estratégias de marketing, planejamento de comunicação e campanha, soluções de mídia, criação e produção de peças publicitárias multimídias para fortalecer a rede.

Foto: João Paulo Barbosa Professoras Fernanda e Mariangela, responsáveis pelo Projeto Vira Galo
Professoras Fernanda e Mariangela, responsáveis pelo Projeto Vira Galo
O Sistema Órion, criado em 2015 e desenvolvido pelo 18º BPM-I, consiste em um boletim social, que pretende aumentar o envolvimento dos diversos setores sociais para a real solução de problemas do cotidiano, que dependem de apoio especializado, de modo que, em um futuro próximo as demandas de despacho de viaturas policiais diminuam, fazendo com que o policiamento tenha mais tempo para o patrulhamento ostensivo preventivo e a população passe a acessar os serviços disponibilizados para busca dos seus direitos, ampliando o leque de escolhas para melhorar a vida da sociedade, com o apoio adequado dos técnicos dos serviços públicos que colaboram com o sistema.

Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Dra. Larissa Crepaldi Trindade, o Projeto Vira Galo oferece mais uma expressiva contribuição para a comunidade local e regional.  Em nome da Unoeste, a coordenadora de ações extensivas gerais junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Cidinha Martines destacou que o Vira Galo é fruto do fazer coletivo e que o trabalho em rede tem sido a solução para problemas complexos, como são os encontrados na área de segurança pública. Ao classificar o trabalho publicitário da Facopp como relevante e de impacto social, anunciou que Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), em outubro deste ano, terá como foco a cultura do saber (maker), voltada para o imaginar, conectar e inovar.

O tenente-coronel Negri disse que a atuação em rede é um caminho para o futuro e que o modelo desenvolvido pelo 18º BPM-I está sendo adotado por outras unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo, envolvendo vários profissionais que atuam em órgãos municipais, promotores públicos, juízes e dirigentes de entidades assistenciais. Comentou que o sistema gerador do boletim social, insere o policial militar para além da atuação de polícia, daí a importância das estratégias comunicacionais criadas pelo curso de Publicidade e Propaganda. Citou a presença do coronel da reserva Silvio Cesar de Almeida Saraiva que comandava o batalhão de Prudente, para enaltecer sua participação decisiva na criação do sistema de armazenagem e compartilhamento das informações contidas nos boletins sociais.

Na fala do tenente-coronel Martinez foi evidenciada a importância do compartilhamento de informações com outros órgãos públicos, como mecanismo de prevenção criminal. Elogiou as estratégias publicitárias desenvolvidas na Facopp, pelo trabalho de excelência. Paulina comentou que foi iniciada uma caminhada que não terá fim, que o grande investimento dos gestores públicos deve ser na vida das pessoas, que a publicidade veio para informar mais e melhor sobre o Sistema Órion e deixou a seguinte mensagem: “o que não adianta é achar que não adianta”. Os estudantes de publicidade e propaganda foram muito elogiados e abraçados por militares e civis. Estudantes do curso de Jornalismo fizeram a cobertura para rádio, TV e portal Facopp.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem