Polícia debate com comunidade uso da tecnologia na prevenção
Simpósio que mobiliza rede regional de proteção social terá o lançamento de aplicativo do Sistema Órion

O Comando de Policiamento de Área do Interior (CPI-8) da Polícia Militar e a Unoeste realizam na quinta-feira (7) o 1º Simpósio Sistema Órion de Tecnologias Sociais, evento para debater com a comunidade inserida na rede regional de proteção social a prevenção ao crime.
Com ampla programação o dia todo, o simpósio estará voltado à proteção a vida e como o uso das tecnologias sociais tem e pode contribuir ainda mais preventivamente. É o que tem ocorrido com a elaboração de boletins sociais pela ferramenta Órion, criada pela PM em Prudente e utilizado em praticamente todo estado de São Paulo.
No salão do Limoeiro, no campus II da universidade, a programação terá início às 7h30 com o credenciamento, seguindo a cerimônia de abertura, conferências, lançamento do aplicativo Órion, mesa-redonda, debate dos conferencistas, plenária de estudo de caso, exposição sobre a contribuição do sistema e encerramento.
A abertura será feita pelo comandante do CPI-8, coronel Adilson Luís Franco Nassaro, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. As conferências serão sobre o tema proteção a vida, com foco na seguinte temática: comportamento suicida, prevenção e posvenção na contemporaneidade.

A primeira conferência do dia será com a doutoranda em psicologia, professora universitária Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos; especialista em psicologia clínica e psicologia jurídica. A segunda conferência será com o major Diógenes Martins Munhoz, bacharel em direito e engenheiro civil. Bombeiro formado pela Academia da Polícia Militar de Barro Branco, onde também fez mestrado em ciências policiais, ele é o idealizador e coordenador do curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio da Escola Superior de Bombeiros (ESB). Além disso, também é autor de livro que tem o mesmo título do curso.
Assim como a ferramenta digital Sistema Órion, o aplicativo foi desenvolvimento com o apoio da Unoeste através da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) envolvendo estudantes orientados pelo professor André Augusto Menegassi. O App Órion irá ampliar o envolvimento da comunidade na prevenção ao crime.
A mesa-redonda abordará duas temáticas. A “Violência contra a mulher: caraterística do fenômeno e enfretamento” terá como expositor o Dr. Igor Costa Palo Mello. A “Defesa da mulher através do trabalho em Rede” será exposta por Esther Akemi Kavano Katayama. Ambos são psicólogos jurídicos e clínicos e lecionam no curso de Psicologia da Unoeste.
A mesa-redonda terá como mediador o tenente Anderson Garrido Scaioni que, após o debate dos conferencistas e da plenária de estudo de caso, apresentará a contribuição do sistema e apresentará a utilização prática do aplicativo Òrion.
O encerramento será feito às 17h pelo coronel Franco e o Dr. Guelfi, incluindo uma fala da educadora Paulina Paulino, voluntária e representante da sociedade civil organizada. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (6), às 23h59, diretamente pelo site da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste