Medicina realiza ação de prevenção ao câncer do intestino
Liga de Clínica Cirúrgica adota a campanha Setembro Verde que entra para o calendário anual da Famepp

A campanha Setembro Verde, de iniciativa da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), é abraçada pela Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), da Unoeste. Durante a manhã de sábado (28) foi realizada a primeira ação prudentina de conscientização e prevenção ao câncer de intestino, com aferição de pressão arterial e panfletagem junto aos transeuntes na Praça 9 de Julho e calçadão da Maffei, no centro da cidade.
A Liga de Clínica Cirúrgica assume a campanha, que entra para o calendário anual da faculdade, conforme a professora médica Cláudia Álvares Calvo Alessi que acompanhou os alunos na ação, juntamente com o professor médico Oscar Higa, da disciplina de gastrocirurgia. A estudante presidente da liga Thayná Jardim Momzani conta que informações sobre a campanha foram obtidas na internet e houve contato com a SBCP.
“A diretoria nos autorizou a utilizar o panfleto produzido por eles e nele imprimir o apoio da Unoeste”, diz Thayná. Para Cláudia o calendário de atividade da Famepp ganha mais uma campanha que tem a importância de promover a prevenção, “que é melhor que o tratamento”. Conforme Higa, além de hábitos saudáveis, a colonoscopia é o exame de prevenção recomendado para ser feito a partir dos 50 anos de idade e para quem tem histórico familiar a partir dos 40.
Higa conta que o câncer de intestino é o 3º tipo de câncer mais frequente nos homens, após a próstata e o pulmão. Para as mulheres é o 2º, após o câncer de mana. Historicamente, a incidência é sobre a população idosa. Porém, está começando a acometer os jovens, possivelmente por hábitos inadequados à vida saudável, incluindo o consumo de álcool e o tabagismo.
Foram mais de 36 mil casos da doença em 2018, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representando crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Prudente e região faz parte desta estatística, com dados do Hospital Regional (HR), Santa Casa e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). No exame preventivo o câncer, quando detectado em estágio de pólipo, pode ser retirado.
Geralmente, quando o médico encaminha para exame de colonoscopia da média de 60 casos em Prudente, em cerca de 50% é detectado pólipo. Daí a recomendação da consulta médica e do exame como prevenção. O aposentado João Soares da Silva, morador do parque São Matheus, foi um dos beneficiados com ação de sábado e aprovou a iniciativa da Unoeste.
Há mais de 25 anos, desde quando trabalhava em frigorífico, Silva vem fazendo acompanhamento de saúde por causa de hérnia de hiato, de tal forma que faz endoscopia todo ano. Parou de fumar e isso tem contribuído para amenizar seu problema de saúde. Ao aferir a pressão arterial com o estudantes de medicina, o resultado foi 12 por 8.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste