Nutrição é fundamental como aliada na prevenção ao câncer
Alimentos ultraprocessados são os maiores violões, enquanto os maiores benefícios estão nas frutas e verduras

Neste Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos ocorreu o encerramento da programação de atividades de duas semanas da campanha em Presidente Prudente, com serviços prestados à população no estacionamento do Hospital Regional do Câncer (HRC). Um dos serviços foi o de orientação nutricional, levando em consideração que a boa alimentação é aliada fundamental na prevenção ao câncer.
Conforme a nutricionista oncologista Sandra Genaro a má alimentação é um dos fatores de risco para vários tipos de câncer. O vilão entre os alimentos são os produtos ultraprocessados, tais como calabresa, salame, salsicha e carne defumada, entre outros. Frutas, verduras e legumes fazem bem, com a recomendação da ingestão quatro vezes ao dia, em torno de 100 gramas por vez.
Outros problemas são os excessos como no consumo de carne vermelha, no vício da bebida e no tabagismo. O modo de preparo influi positiva e negativamente, sendo o cozido em baixas temperaturas sempre melhor que o assado ou frito. Churrasco tem o problema da fumaça tóxica do carvão que acaba embutido na carne. Produtos integrais e orgânicos estão entre os recomendados para uma alimentação saudável.
No evento desta sexta-feira (27) as pessoas que passaram pelo estacionamento do hospital fizeram testes de glicemia e aferição de pressão arterial, por alunos do curso de Medicina. Acompanhados e orientados pela professora Elenice Morini estudantes atuaram na orientação de autoexame das mamas, junto à unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC).
Com a atuação de profissionais foram feitas coletas preventivas e exame de Papanicolau. No Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa” da Santa Casa, ao lado do HRC, foram feitos glaucoma. O Banco de Sangue da Santa Casa fez coleta de sangue para o teste visando doação junto ao banco de dados do Registro Nacional de Voluntários de Medula Óssea (Redome).
A campanha de iniciativa do Lions Clube Centenário e do Banco de Olhos da Santa Casa envolveu o HRC, a AAPC, a Secretaria Municipal de Saúde e a Unoeste, através da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). A campanha que incentiva a doação de órgãos e tecidos prossegue em ações pontuais como a do programa Saúde Visual do Escolar, com a entrega de panfletos que as crianças levam para os pais.
O presidente do HRC Francelino de Souza Magalhães enalteceu a campanha e as realizações pontuais do Lions e do Banco de Olhos, tendo à frente o presidente Irineu Sesti Filho e o importante envolvimento da Unoeste e de todos os demais parceiros voluntários a serviço da comunidade.
A participação da Unoeste na campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos faz parte do Mês da Responsabilidade Social, estimulado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) da qual faz parte a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da universidade.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste