Residência multiprofissional em saúde oferta 12 vagas
Podem concorrer às vagas profissionais graduados em Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia

Com o foco na prevenção de doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde, os programas de residência multiprofissional em Saúde do Idoso, Urgências e Emergências e Terapia Intensiva estão com as inscrições abertas. As residências são oferecidas pelo Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, em parceria com a Unoeste. São disponibilizadas 12 vagas para essa modalidade de especialização lato sensu com a formação voltada a profissionais da enfermagem, nutrição, farmácia e fisioterapia.
Para a professora Larissa Sapucaia Vieira Esteves, coordenadora da residência em Saúde do Idoso, o programa tem uma carga muito significativa na promoção à saúde. “A ideia é desenvolver nos residentes uma formação de qualidade voltada às questões que envolvem os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), de uma forma bastante ampliada. Por meio da atuação do residente, o objetivo é colocar em prática as políticas públicas voltadas para a população idosa. Por ser multidisciplinar, tem uma lógica de formação de território, que é atender em todas as instâncias do SUS”, comenta.
Conforme a professora Ana Maria Silva Camargo, responsável pela Terapia Intensiva, o intuito é desenvolver competências específicas da área do conhecimento de cada núcleo profissional no que visa o atendimento a pacientes em estados críticos. “A residência busca formar os profissionais da área da saúde para o trabalho em uma equipe multiprofissional e interdisciplinar a fim de aplicar os conhecimentos e habilidades nos atendimentos em cenários que proporcionem o raciocínio clínico na área do intensivismo”, explica.
A coordenadora do programa em Urgências e Emergências, professora Ana Paula Brambilo, ressalta que a residência presta serviços à população de Prudente e região, além de preparar o residente para atendimentos específicos. “A formação nessa área é voltada a aprimorar as competências importantes aos profissional, para que ele consiga refletir e atuar na prestação de um cuidado integral, aprender a trabalhar em equipe e buscar novas alternativas”, ressalta.
Serviço – As inscrições para os programas de residência são realizadas presencialmente na sala da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), que fica no HR. Mais informações acesse o edital, neste link.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste