CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Seagri almeja transformação com conhecimento e tecnologia

Para isso, a mais nova secretaria da administração municipal de Prudente tem a Unoeste entre os seus parceiros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Seagri almeja transformação com conhecimento e tecnologia
Sede da Sagri, no Recinto de Exposições Jacob Tosello

Em ato público na manhã desta segunda (17), no Recinto de Exposições Jacob Tossello, foi sancionada, promulgada e instalada a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o mais novo braço de gestão da Prefeitura de Presidente Prudente. A nova pasta nasce comprometida em apoiar e fomentar a produção do campo, com o objetivo de promover transformação na geração de emprego e renda, mediante a aplicação de conhecimento e tecnologia construídos por pesquisas científicas. Uma das razões da Unoeste estar entre os parceiros, por possuir expertise em ciências agrárias e biológicas, além de outras áreas correlatas como são os cursos das engenharias, Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Engenharia Ambiental e Sanitária, dentre outros.

Na área específica das ciências agrárias, a Unoeste oferece graduação e pós-graduação, com mestrados e doutorados em Agronomia e Ciência Animal, nos quais a produção de novos conhecimentos é trabalhada mais intensamente, com predominância de profissionais formados em agronomia, zootecnia e medicina veterinária. O Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional também oferta mestrado e doutorado, produzindo estudos científicos que incluem os voltados para necessidades do setor agropecuário. Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a Seagri surge com a vocação de promover o desenvolvimento socioeconômico voltado para o agronegócio, gerando emprego e renda; e devendo provocar impacto regional positivo.

Vários projetos 

O pró-reitor disse que a Unoeste vem desenvolvendo projetos plenamente conectados com os objetivos da Seagri, já discutidos com o prefeito Ed Thomas e com o agropecuarista Maurício Nabhan Garcia, que vinha respondendo pelo Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e ontem foi nomeado secretário municipal de agricultura. São projetos voltados para a cadeia produtiva da batata-doce, incluindo a criação do Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologias da Batata-Doce para o Programa de Apoio à Agricultura Familiar, cujo convênio está previsto para ser assinado na próxima semana, sendo o 1º da nova secretaria e também da formalização de sua parceria com a Unoeste.

Recursos de R$ 140 mil já estão alocados para esta finalidade, através de emendas impositivas dos vereadores Demerson Dias e Enio Perrone, respectivamente presidente e segundo secretário da mesa-diretora da Câmara Municipal. Iniciativa que tem a parceria do Instituto Oeste Paulista e da Associação Comercial de Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), presididos pelo empresário Ricardo Anderson Ribeiro que na cerimônia de oficialização da Seagri esteve representado por dois integrantes do Programa Nosso Oeste Paulista, Rubens Afonso e o coronel Silvio Saraiva; acompanhados do diretor de expansão do Sicoob Paulista, cooperativa patrocinadora do programa, Antonio João Batista de Souza. 

Tribuna de honra 

Dentre os projetos de iniciativa exclusiva da Unoeste está o Pequena Propriedade Produtiva Sustentável (PPPS) que aplica várias estratégias sobre realidades, potenciais e possibilidades para agricultores familiares. Representando o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia estiveram presentes no ato público o coordenador, Dr. Fábio Rafael Echer, e o vice-coordenador, Dr. André Zeist. A Reitoria da Unoeste foi representada pelo assessor Ismael Silva e pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, que compôs lugar de honra, representando os parceiros da iniciativa privada e que, ao se pronunciar publicamente, disse que a ampla estrutura de ensino, pesquisa e extensão da universidade está de portas abertas para a Seagri e toda a administração municipal.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ed Thomas citou a Unoeste como instituição de ensino superior fundamental para a produção agrícola, com o oferecimento de conhecimentos, de tecnologia e de informações, como as do mapa socioeconômico da produção agropecuária regional recentemente apresentado pela coordenadora de ações extensivas gerais, professora Cidinha Martines, que também foi convidada e prestigiou a solenidade na qual estiveram presentes o vice-prefeito Izaque Silva, vereadores, gestores públicos e representantes de vários segmentos do setor econômico, incluindo o ex-prefeito e presidente do Sindicato Rural patronal, Carlos Roberto Biancardi. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem