Estágios são porta de entrada para o mercado de trabalho
Aproximação profissional entre empresa e universidade garantem impulso na carreira para futuros engenheiros

De acordo com a última Pesquisa de Empregabilidade do Instituto Semesp, a falta de experiência e habilidades exigidas para desempenhar funções no mercado de trabalho são pontos relevantes no ato de contratação de qualquer empresa. A pesquisa ainda mostra por meio de relatos dos respondentes que 78,8% fizeram estágios durante a graduação e afirmam ser uma ação importante para vincular conhecimentos teóricos com os práticos. Pensando disso, a Unoeste, por meio da Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente, realiza diversas ações para inserir alunos no mercado de trabalho. Uma delas se dá por meio de parceria com a Engetex, empresa especializada em confiabilidade industrial e das engenharias.
Essa parceria é motivo de aprovação pelos acadêmicos da Unoeste e estagiários da Engetex, a exemplo da Vivian Munise e João Vitor Vasiulis Isiliane. “Essa é uma oportunidade muito valiosa, porque é um estágio e uma porta para os profissionais que vão sair no mercado de trabalho. É uma forma da gente adquirir bagagem antes de encarar a vida profissional de fato como ela é. Espero aprender a trabalhar com planilhas e também evoluir em um ambiente profissional, porque é esse desenvolvimento que a gente vai precisar”.
Vivian completa que se candidatou a vaga devido a empresa seguir as recomendações de sustentabilidade. “É algo que me acalenta o coração, que eu gosto muito. Estou feliz por essa oportunidade, de aprender cada vez mais e desenvolver o conhecimento que ainda não tenho domínio”, completou.
João Vitor, conta que as expectativas dele também são grandes. “Acho muito legal, principalmente porque a ideia é que a gente aprenda muito mais além do que a engenharia em si. Vamos aprender toda a questão social e ambiental que ocorre em torno de todo projeto. Estou muito animado com o estágio, pela troca de conhecimentos entre os profissionais da empresa”, destaca.
Parceria
O projeto tem como objetivo fundamentar o desenvolvimento técnico de ambas as partes com cenários reais de aprendizado. Engajar também os futuros profissionais em projetos com a proposta de transformar ideias de base tecnológica e de resultados para comunidade técnica, científica e para a sociedade. Tudo isso dentro da própria universidade, ou seja, os acadêmicos realizam o estágio dentro da instituição, em espaço destinado a Engetex.
Para o diretor da Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, Guilherme Crepaldi Camarini, a ideia da parceria entre as instituições é vista para aproximar o acadêmico do mercado de trabalho. “Estamos trazendo o mercado para dentro dos corredores de aula, e assim a empresa fica mais próxima dos alunos e dos professores. Nossa expectativa é conseguir captar as demandas de mercado e as novas tecnologias com mais agilidade, a tempo de atualizar os currículos dos cursos e entregar os profissionais mais alinhados às demandas atuais do mercado”.
Guilherme ainda salienta que o intuito é trazer novas ideias que se tornem projetos de pesquisa, extensão e novos serviços. “É algo pioneiro aqui na faculdade e esperamos conseguir expandir essa proposta para outras empresas para que façam esse alinhamento com outros cursos da Fepp”.
Para Robinson Cristovam Silva, engenheiro e sócio proprietário da Engetex, a parceria é positiva e tem o objetivo de formar futuros profissionais para a empresa. “Vamos fundir o conhecimento teórico que a universidade oferece com o prático da empresa. O aluno fará o estágio dentro da universidade, onde serão supervisionados por nossos engenheiros, e vão participar também de visitas técnicas para manterem contato permanente com toda a equipe. Temos a certeza de que a parceria vai dar certo”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste