Unoeste movimenta economia na Baixada Santista
Para representantes de classes, a universidade rompe as barreiras do ensino superior contribuindo para o desenvolvimento econômico da região

Há 50 anos, a Unoeste oferta cursos de ensino superior em todas as áreas do conhecimento e já formou mais de 120 mil profissionais que estão pelo Brasil e mundo afora. Desde 2019, a universidade está presente na Baixada Santista oferecendo cursos nas modalidades presencial e EAD. E de acordo com representantes de classes da economia local a instituição rompeu as barreiras do ensino e tem movimentado a economia da região. Um dos aspectos é a realização do repasse financeiro feito ao munícipio para a compra de equipamentos, melhoria na estrutura física e de insumos nas instituições de saúde do município. Além disso, a chegada da universidade tem movimentado a busca por moradia e o setor de construção civil.
Para o ceo do complexo Andaraguá, André Ursini, o mundo vem sofrendo um reajuste de produção da indústria. Como o Brasil entra nessa proposta, acredita que a chegada da universidade no litoral é uma oportunidade de contribuir com o avanço do país. “A Baixada Santista hoje sofre uma transformação, ela precisa se reestabelecer em questão de posição junto ao governo do Estado. A gente vem perdendo o posto da importância econômica ao longo dos últimos anos, e com novos investimentos existe a possibilidade de reverter isso. Então é muito importante novos investimentos, principalmente na área da educação”.
André salienta a importância da presença da Unoeste na região. “A universidade é uma academia que agrega credibilidade não somente a cidade do Guarujá, mas a toda região da Baixada Santista. A qualificação elevada que a Unoeste oferece, a exemplo do curso de Medicina que é colocado à disposição da sociedade, visa num futuro próximo melhorar a qualificação de toda a região”. O empresário ainda destaca que a região necessita dessa qualificação. “Precisamos de cursos avançados. A baixada requer ações específicas nas quais possuem carência para que o desenvolvimento seja integrado, e isso a Unoeste faz com grande qualidade”, destaca.
Airton Santana é corretor de imóveis em Guarujá, com 12 anos de experiência na área. Ele afirma que com a chegada da Unoeste, houve uma procura significativa no setor imobiliário. “É possível observar um aumento significativo na procura de locação e venda de imóveis, principalmente nos arredores do campus da universidade, para moradia fixa. O público que vem crescendo nesse seguimento é quase que 100% estudantes e profissionais que atuam na Unoeste”.
Ainda para Airton, os números positivos representam a força com que chegou a universidade na região litorânea. “No último semestre foi possível cotar uma porcentagem bem significativa de locações, diferentemente do ano anterior. Podemos avaliar e citar um aumento de 70% do contingente de imóveis disponíveis e já alugados no momento”, conclui o corretor.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste