Guia elege melhores estabelecimentos gastronômicos da região
Prêmio Faca Dourada surgiu da 13ª turma de Gastronomia da Unoeste durante a disciplina de Marketing

O curso Tecnólogo em Gastronomia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) realizou na noite dessa quinta-feira (15), a primeira edição do Prêmio Guia Faca Dourada. Trata-se de uma iniciativa que visa destacar os melhores negócios alimentícios, em termos mercadológicos e gastronômicos, por meio de avaliação liderada pelos alunos do 4º termo. A premiação, realizada no Campus 2 da universidade, elegeu os dez melhores estabelecimentos gastronômicos de Presidente Prudente e região.
O projeto foi desenvolvido ao longo da disciplina de Marketing, ministrada pelo professor Dr. Leonardo Ribelatto Lepre. Os estabelecimentos gastronômicos inscritos e selecionados no programa receberam anonimamente um grupo de alunos que fizeram uma avaliação detalhada da empresa. Baseado em conceitos como serviço, atendimento e qualidade dos pratos, cada estabelecimento recebeu uma nota de 0 a 10.
O professor orientador Dr. Leonardo explica que a dinâmica de avaliação dos estabelecimentos funcionou como uma estratégia pedagógica. “Os alunos enquanto gastrólogos precisam conhecer como gerir e avaliar marketing e não a fazer marketing, porque aí ele pode recorrer aos profissionais especializados nessa área. Então foi uma alternativa para que os alunos pudessem construir um processo de avaliação que envolvesse as questões mercadológicas e aprender sobre marketing na prática”.
A cerimônia de premiação aconteceu no Salão de Vidro e contou com a presença de proprietários e representantes das empresas inscritas no projeto. Os dez melhores estabelecimentos gastronômicos eleitos pelo guia Faca Dourada 2022 foram: Bien Gourmand, Burguer One, Copas Café & Vinho, Jagui Sushi, La Roça, Lemone Gelato, Mundo das Festas, Pão Nosso, Senhor Gourmet e Taquito El Mexicanito.
Impressão dos premiados
Para o proprietário do Taquito El Mexicanito, Tuliio Antoneili, a premiação é mais que um reconhecimento. “Acima de tudo é a crítica que nos faz crescer. Quando temos a chance de ter uma faculdade como a Unoeste, que tem um centro gastronômico invejável pra qualquer cidade do interior de São Paulo, nos avaliando e oferecendo a oportunidade da gente ouvir o que avaliaram do seu restaurante, é como se fosse uma consultoria grátis”, considerou.
Já para Camila Galindo, proprietária da Bien Gourmand, o prêmio Faca Dourada 2022 é uma confirmação de dever cumprido. “Essa premiação representa o resultado de todo o trabalho que eu venho desenvolvendo ao longo de dez anos que a Bien Gourmand existe, e receber esse reconhecimento é muito gratificante”.
Experiência sem igual
Toda a turma do 4º termo ficou responsável pela preparação do evento. Para o aluno Sérgio Paschoal, de 22 anos, o trabalho mostrou que a qualidade de um estabelecimento gastronômico não depende só da comida. “São muitos critérios, você tem que avaliar desde o começo. Tem a ambientação, música, limpeza, organização, comida, até as formas de pagamento. Tudo o que faz o seu negócio rodar conta na hora de avaliar”.
Para o aluno Igor Samorano, de 21 anos, produzir o guia agregou diferentes conhecimentos que ultrapassam o saber cozinhar. “Eu aprendi sobre público-alvo, aprendi sobre marca, logotipo e as diferenças entre eles. Nesse projeto que tivemos, a gente conseguiu montar um protocolo de avaliação e uma premiação, isso foi muito legal”.
Incentivo na Gastronomia
Segundo o professor Leonardo, o projeto guia Faca Dourada pode ser uma forma de movimentar o cenário gastronômico da região. “O fato da Unoeste ter lançado o curso de Gastronomia já modificou o cenário gastronômico da região. A gente vê surgindo novos restaurantes, novas empresas de gastronomia com produtos muito mais elaborados e o guia tem como objetivo validar isso. A nossa comunidade vai parar para pensar ‘por que eu não tenho a faca dourada 2022? O que eu posso mudar para ter em 2023?’. Então a gente imagina que o mercado começa a se movimentar para poder participar desse tipo de evento”.
Agora, a intenção é dar continuidade ao projeto e realizar uma edição por ano, sempre com o objetivo de avaliar os estabelecimentos que oferecem comida. “Vou participar de todas as edições que fizerem. Para ganhar ou para perder, mas acima de tudo para aprender cada vez mais”, comenta Tullio do Taquito El Mexicanito. (Com colaboração de Daniela Silva – Gastronomia/Unoeste)
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste