Fisioterapia acompanha atendimentos de pacientes em Jaú
Alunos da primeira turma do curso da Unoeste iniciaram atividades observacionais sobre fisioterapia hospitalar no Hospital Amaral Carvalho; Já realizaram estágio na Casa da mulher, com o time do XV de Jaú e Apae

Uma das etapas de maior expectativa na vida acadêmica é o início das atividades práticas. E para os alunos do curso de Fisioterapia da Unoeste no campus de Jaú esse momento já é realidade. Os estudantes estão inseridos em estágios observacionais na Casa da Mulher, com o time de futebol nas categorias de base, juvenil e profissional do XV de Jaú e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Agora, também estão acompanhando atendimento, como estágio observatório no programa Fisioterapia Hospitalar, no Hospital Amaral Carvalho.
Para a professora Amanda Feroldi Fabricio o estágio observatório, integra o currículo acadêmico dos alunos na disciplina de “Programa de Fisioterapia Hospitalar”, no qual proporciona o aluno a vivência da atuação fisioterapêutica em diversas especialidades. “É o momento de capacitar o estudante e integrar o conteúdo teórico às práticas observadas. Com o estágio observatório, os estudantes irão iniciar a análise e a percepção real sobre os conhecimentos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticos que instrumentalizam a ação fisioterapêutica nas diferentes especialidades e níveis de atenção, estimulando o senso crítico e reflexivo”, explica.
A aluna Maria Eduarda Marinelli, afirma que o estágio observatório no Hospital Amaral Carvalho, é uma experiência única que a Unoeste está proporcionando para a turma. “É um diferencial das outras faculdades, fazendo com que tenhamos uma visão ampla da profissão que escolhemos e das inúmeras áreas de atuação já inseridos em um hospital super renomado, nos ensinando desde o começo a importância da ética, respeito e valorização de cada profissional, fazendo com que busquemos cada vez mais conhecimento.”
Amaral Carvalho
Fundado em 1915, o Maternidade de Jahu, com atendimento exclusivo para gestantes e seus bebês no pré e pós-parto, o Hospital Amaral Carvalho, se tornou Fundação em 1980, agregando inúmeros tratamentos voltados a oncologia, é referência nacional de tratamento ao câncer, principalmente por ser um dos maiores hospitais com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um dos maiores centros especializados em transplantes de medula óssea. Desde 2019, foram feitos mais de 3.800 procedimentos.
A fisioterapeuta responsável e líder multiprofissional do Hospital, Evelize Brandão Almeida Prado ressalta a alegria de atuar na área. “Nós, fisioterapeutas do Hospital Amaral Carvalho, nos sentimos honrados em poder apresentar a nossa atuação, auxiliar na formação de novos profissionais e despertar o interesse em mais fisioterapeutas especializados na área de oncologia”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste