CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf é realizado em Guarujá

Evento contou com o apoio da Unoeste que ofertou premiação aos vencedores; alunos do curso de Medicina realizaram atendimento ao público 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf é realizado em Guarujá
1º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf foi realizado em Guarujá

O fim de semana foi agitado na Praia do Tombo, em Guarujá. No sábado (2) e domingo (3) o local sediou o 1º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf que conta com o apoio da Unoeste, que concedeu premiação aos campeões conforme regulamento do Vestibular 2024.1. A competição é organizada pelo Projeto Ondas, em parceria com o surfista profissional Rodrigo Koxa, parceiro da universidade e beneficiário do Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (Promifae), aportado pela empresa Santos Brasil, e regido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Guarujá (Sel). Durante o evento, alunos do curso de Medicina fizeram anamnese (entrevista) com atletas e público presente. 

O circuito é destinado a crianças, jovens e adolescentes entre 6 e 17 anos das escolas públicas, privadas, organizações sociais, associações de surf do município e da Baixada Santista. Seus principais objetivos são o de fomentar o esporte, promover valores importantes como trabalho em equipe, superação e respeito ao meio ambiente, além de contar pontos para o circuito guarujaense de base, definindo os campeões municipais de surf amador. Participaram cerca de 150 surfistas divididos em 12 categorias, sendo elas: sub-10 misto, sub-12 masc/fem, sub-14 masc/fem, sub-16 masc/fem, sub-18 masc/fem e, também, com as categorias AirShow, na Open sub-16 masc/fem.

Premiados

A estudante Giovanna Rocha, de 13 anos, aprendeu a surfar com o pai desde os cinco. Há um ano e três meses pratica o surf e foi a campeã nas categorias sub-14 e sub-18. “Foi muito legal participar do 1º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf do koxa, além de altas ondas tiveram altos prêmios também. Achei legal ganhar na categoria sub-14, e principalmente na sub-18 que foi onde ganhei o prêmio em dinheiro”.

A jovem atleta pontua a alegria de ter conquistado o primeiro lugar. “Eu achei a premiação da Unoeste muito legal até porque não são todos os campeonatos que oferecem uma bolsa de estudos para os campeões da sub 18. Mas sem dúvidas, o mais legal e que é uma oportunidade inesquecível pra mim foi ter ganhado a bolsa de estudos. Isso pode mudar a vida do atleta e que vou lembrar sempre... eu quero muito fazer faculdade na Unoeste”. 

O estudante John Müller Consolaro Simões tem 15 anos e foi o campeão na categoria sub-16 e sub-18. “Fiquei muito feliz de me consagrar campeão das categorias com altas ondas no circuito. O evento estudantil Koxa Bomb foi irado, atletas de alto nível e altas ondas. Bastante suporte para os atletas na área do campeonato. A premiação da Unoeste dando uma bolsa de estudos para os atletas, sinceramente falando, não poderia ter sido uma premiação melhor do que todas que já ganhei em um evento, por incentivar um atleta, e ter a oportunidade de se formar por conta do esporte”.

Foto: Cedida 1º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf foi realizado em Guarujá
1º Circuito Estudantil Koxa Bomb de Surf foi realizado em Guarujá

Prática Universitária

O acadêmico do 6º termo do curso de Medicina da Unoeste, Hiago Barbosa, participou do evento com os colegas de curso, e conta que o grupo realizou uma escala para que o trabalho fosse realizado durante todo o evento. “Estamos fazendo o trabalho de anamnese com os atletas e também com quem está participando sobre os hábitos alimentares e os hábitos de treino de cada um para correlacionar com o campeonato, e para depois avaliarmos se existe uma relação do sono, alimentação com o desempenho desse atleta na prática esportiva”.

Também estiveram presentes os alunos do 6º termo Felipe Castro e Gabriela Venâncio Alves, e Felipe Felippelli do 8º termo. “Estamos fazendo perguntas sobre a prática esportiva, abordamos aspectos cardiovasculares, mobilidade, lesões. Estamos buscando informações para fazermos uma análise comparativa entre os grupos, idades e categorias do surf”, fala Felipe Castro. Gabriela explica que outro ponto de análise é se o que o atleta responde na entrevista corresponde com seu desempenho na competição. “Queremos saber como foi a preparação dele e como ele se comporta nessa fase de preparação”. 

Projeto Ondas

Com 15 anos de existência, o Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de cinco mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem. As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática e outras disciplinas.

Rodrigo Koxa

Renomado mundialmente, Koxa ganhou o cobiçado prêmio Quiksilver XXL Biggest Wave, no Big Wave Awards, da World Surf League (WSL) em 2018 e também teve a sua onda oficializada pelos juízes da Big Wave Awards, sediados em Santa Monica, CA, como a maior já surfada na história, em Nazaré, no ano de 2017.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem