CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Jaú realiza aula inaugural do curso de Psicologia

Alunos, professores, colaboradores e representante do Conselho Regional de Psicologia participaram da cerimônia realizada no Auditório Agripino de Oliveira Lima Filho


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Bruna Catto Unoeste Jaú realiza aula inaugural do curso de Psicologia
Aula inaugural do curso de Psicologia da Unoeste Jaú

Na noite dessa terça-feira (19), o curso de Psicologia da Unoeste em Jaú realizou a aula inaugural para a primeira turma. Alunos, professores e colaboradores acompanharam o momento histórico no Auditório Agripino de Oliveira Lima Filho. Para a professora doutora Camélia Santina Murgo, que é coordenadora da graduação, o evento contou com apresentações culturais, seguida da fala da Dra. Ana Paula Noronha que é referência na área da psicologia e desenvolve pesquisas e intervenções para promoção do bem-estar subjetivo.

“A Dra. Ana Paula abordou diretamente a questão do bem-estar subjetivo dos universitários, a partir da perspectiva da psicologia positiva. Foi um momento expositivo da professora, seguido de uma interação com os estudantes acerca dos impactos desse tema para o próprio processo de formação deles e para que pudessem verificar as possibilidades de como devem atuar enquanto psicólogos nessa perspectiva, de olhar para as características positivas das pessoas e não apenas para a doença”, comenta a coordenadora. 

Dra. Camélia comenta que o curso em Jaú está ganhando uma formatação que respeita muito as características locais, semelhante ao que é feito em Prudente. “Essas características dizem respeito desde a disponibilidade de aluno e também à concepção de curso que foi configurada. Claro que ele nasce atrelado a Unoeste, que busca uma unidade entre seus campi, mas o curso de Jaú também procura sua identidade nesse momento, de se configurar como um curso que tem ênfases importantes, como por exemplo a ênfase na pesquisa, na psicologia baseada em evidências, e que colocam esses estudantes muito alinhados àquilo que vem sendo discutido pelas políticas públicas associado com o Conselho Regional de Psicologia”, explica.

Para ela, a implantação do curso em Jaú era necessária. “Tenho dois sentimentos principais com esse início de curso. Eu não consigo abandonar o meu sentimento técnico, de quem ama a pesquisa e ama a formação. Então, eu estou em Jaú carregada do meu repertório teórico e do meu desejo de construir um curso muito sólido, pautado numa psicologia baseada em evidências. E, também, eu tenho dimensões pessoais que são muito significativas. Estou voltando para minha cidade, na qual eu tenho muitos vínculos, não só familiares que são determinantes na minha vida, mas vínculos com instituições de Jaú que foram muito significativas no meu processo formativo”.

Foto: Bruna Catto Dra. Camélia Murgo coordenadora do curso de Psicologia em Jaú
Dra. Camélia Murgo coordenadora do curso de Psicologia em Jaú

Para a docente Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, que atuou na organização junto à coordenação da graduação, o momento foi um marco memorável para o curso de Psicologia. “Essa noite foi pensada e organizada com muito carinho e dedicação. A participação do Conselho Regional de Psicologia (CRP) em nosso evento fortalece o importante diálogo e parceria com a universidade. Na ocasião, conversamos com a representante da comissão gestora do CRP, a psicóloga Vitória, a respeito das próximas ações que podemos realizar em conjunto. Além disso, a temática abordada na palestra convidou os alunos a refletirem a respeito de fatores de proteção associados à saúde mental e bem-estar, a partir de uma perspectiva da psicologia positiva. Em sua brilhante apresentação, a Profa. Dra. Ana Paula explicou por meio de estudos e evidências científicas o quão importante é as pessoas cultivarem emoções positivas como ferramentas poderosas para enfrentarem os desafios da vida, especialmente durante a jornada acadêmica”, destaca a professora.

Aprovação universitária 

Para a aluna Juliana Batista dos Santos, participar da aula magna foi muito gratificante. “Foi enriquecedor, me trouxe muitas estratégias para manter o bem-estar durante os anos de estudo, e ferramentas de autoconhecimento que levarei para a vida toda. Estou aqui por que escolhi cursar Psicologia na Unoeste, e tudo isso devido as boas referências, estrutura, e grade curricular atualizada, além do método de ensino dos professores que é um grande diferencial”. 

Para a aluna Jennifer Milani da Silva, que já tem outra formação superior, a escolha pelo curso aconteceu devido uma necessidade de conhecimento seguida de paixão pela área. “Sou casada e tenho um filho de cinco anos. Há três anos ele foi diagnosticado com o espectro autista. Desde então me apaixonei por essa área, então decidi fazer psicologia. Já a escolha pela universidade foi com certeza pela excelência de ensino, professores qualificados, estrutura de ponta para o auxílio didático e ambiente acolhedor por parte de todos os funcionários”. 

Ela também gostou de participar do momento com a Dra. Ana Paula. “A fala da Dra. Ana Paula sobre psicologia positiva e a importância de tê-la no ambiente universitário, veio muito a calhar com o que sinto fazendo o curso de Psicologia na Unoeste. Cada aula e cada detalhe universitário confirma que estou no caminho certo”, pontua a aluna.

Conselho de Psicologia 

Entre os participantes convidados esteve a representante do Conselho Regional de Psicologia Vitória Regina Silva Goés que agradeceu a presença de todos e a oportunidade de poder falar com futuros profissionais. “Quero agradecer ao convite da universidade para estar aqui representando o Conselho Regional de Psicologia, da 6ª região – subsede de Bauru. Durante a jornada formativa vamos nos deparar com diversas provocações, que vamos começar a olhar várias formas diferentes e pensando nisso, compreender que a psicologia são várias psicologias. Hoje o Conselho assume na gestão atual do CRP/SP esse chamado de construir com as diferenças”.

Vitoria compõe a Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRP/SP e destaca que o trabalho é voltado para orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. “Depois de formado assumimos um compromisso com a sociedade, com a categoria profissional enquanto psicólogos e também com as pessoas da sociedade as quais a gente vai se relacionar. Então, o Conselho se coloca à disposição para tirar dúvidas, para construir essa aproximação também com a universidade, até porque a gente sabe que o processo formativo também é responsável pelo exercício profissional”.

Por fim, destaca que o profissional de psicologia deve pensar uma psicologia comprometida com a garantia de direitos humanos. “Temos que perceber a sociedade, para além da nossa própria vivência. Então, eu espero que vocês possam ter uma rica formação em relação a isso e se tornem profissionais envolvidos. Terão um grande desafio, porque a nossa sociedade é bastante complexa, bastante diversa. Que a Psicologia da Unoeste possa incorporar isso na sua formação, para que vocês saiam da graduação dispostos a assumir um compromisso com a sociedade, a construir uma psicologia responsável, ética e transformadora”. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem