CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Publicidade, Jornalismo e Fotografia interagem em evento

Semana de Comunicação terminou na sexta-feira (13) com avaliação positiva do público


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marlene Reverte Publicidade, Jornalismo e Fotografia interagem em evento
O fotojornalista Evandro Teixeira se divertiu com os alunos em uma palestra bem humorada sobre os mais de 50 anos de carreira
Foto: Larissa Akiyama Publicidade, Jornalismo e Fotografia interagem em evento
Marina Negri e Luiz Buono trouxeram experiência e fortaleceram a Semana de Comunicação com dados importantes do mercado
Foto: Adrielle Rozende Publicidade, Jornalismo e Fotografia interagem em evento
A jornalista da revista Contigo!, Tainá Goulart, fez sucesso entre o público com uma palestra sobre jornalismo de celebridades

“A semana foi muito positiva. Cada palestra teve um perfil diferente, o que ajuda bastante nosso aluno a ter um leque de conhecimento ainda maior”. Assim resumiu a 21ª Semana de Comunicação uma das coordenadoras da Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp), Carolina Costa Mancuzo. Durante cinco dias, de 9 a 13 de maio, sete profissionais das áreas de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda conversaram e motivaram os universitários na busca pelo conhecimento e oportunidades no mercado de trabalho.

Nos três primeiros dias do evento, os estudantes da Facopp receberam a repórter Ana Zimmerman, a fotógrafa Letícia Padilha e a publicitária Iandra Siqueira. Na quinta-feira (12) foram dois publicitários: a professora doutora Marina Negri e o especialista em marketing de relacionamento Luiz Buono. Marina, que faz pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre a questão da predominância de imagens na Publicidade, frequentemente abordada em seus estudos, e ressaltou a importância de se criarem novas estratégias de diferenciação para se destacar no mercado. “Vivemos em um mundo em que todos estão ficando iguais. Se queremos que uma marca seja conhecida, ela tem que ter um diferencial”, explicou.

Na sequência, Buono dividiu algumas de suas experiências. Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), chamou a atenção para as experiências que os produtos devem conseguir passar para as pessoas. “Muitos fazem o material, mas são poucos os que conseguem criar novas experiências para quem o recebe”, disse. O publicitário ainda mostrou algumas campanhas de sucesso de marcas famosas que fugiram do tradicional.

Também na quinta-feira, o fotojornalista Evandro Teixeira, 81, contou sua experiência de forma bem descontraída. Relatou o que aprendeu pelo mundo e mostrou sua paixão pela profissão. Durante a apresentação, exibiu algumas de suas fotos e falou de sua trajetória, dificuldades e a importância da fotografia em sua vida. “Eu trabalhei 47 anos dentro do Jornal do Brasil, que foi o maior jornal do país. Participei de golpe militar, aventuras, jogos olímpicos, copas do mundo, conheci celebridades, enfim, fotografia é minha vida”, afirmou Evandro.

A jornalista da revista Contigo!, Tainá Goulart, encerrou o evento na sexta-feira (13) contando um pouco de suas experiências acadêmicas, profissionais e algumas curiosidades do mundo dos famosos. Com simpatia e bom humor, Tainá revelou ao público que jornalismo não era sua primeira opção de curso e gostaria mesmo de fazer cinema, mas tudo foi acontecendo de forma natural para que chegasse onde está hoje. A repórter, que iniciou sua carreira na revista Capricho, comentou que a linguagem é o maior diferencial entre público adolescente e um público mais adulto. “Você tem que falar em uma linguagem mais adolescente, gírias, saber o que está acontecendo, e para o adulto você não pode florear muito o texto e também não pode ser pobre, tem que ter uma métrica mais gostosa”. Tainá, que já entrevistou famosos como Marisa Orth, Marcos Mion e Avril Lavigne, disse que para trabalhar com celebridades é preciso ganhar a confiança do entrevistado. “É uma relação, a pessoa não vai ser sua amiga, mas também não precisa ser inimiga. Você tem que falar de assuntos que ela gosta, então você ganha a confiança e aí ela te dá uma entrevista muito mais legal”, aconselhou.
 
Oportunidades - “A principal pegada da semana é você pensar que é o momento de fazer seu networking”, destaca Carolina Mancuzo. Para André Luiz Monteiro, que cursa o 2º termo de Publicidade e Propaganda, foram noites gratificantes e de muita aprendizagem. Ele destaca as palestras de Letícia Padilha e Tainá Goulart. “São duas pessoas que vão ficar guardadas na minha mente. A partir dessa semana vou usar essas palestras como motivação”, disse o estudante.

Giselle Tomé, professora da Facopp e uma das organizadoras do evento, destacou o interesse dos alunos. “O importante é isso, conversar sobre, entender um pouquinho do mercado de trabalho, trazer pessoas que fazem acontecer, cada um na sua área. Então acho que foi muito boa essa integração”, afirmou. A aluna Michelle Santos, do 1º termo de Jornalismo, disse que a semana superou suas expectativas. “Fiquei muito feliz e aprendi muito”, completou.

O evento também destacou o aniversário de cinco anos do Portal Facopp e os oito anos da TV Facopp Online. “Ser estagiário na Faculdade de Comunicação é sinônimo de aprendizado. Além disso, o contato com a profissão, experiência e portfólio são pontos positivos”, disse Gabriel Buosi, aluno do 6º termo de Jornalismo, sobre fazer parte dessa equipe.
 
Por Ednéia Pedroso, Thais Vizari, Mariane Pracânica, Marcelo Abujamra e Clara Dias, da Assessoria de Imprensa Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem