CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enepe destaca pesquisa científica na graduação em Jaú

Palestras com pesquisadoras da Unesp de Botucatu aproximam estudantes da saúde da produção científica e incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Dra. Camila Renata Corrêa Camacho durante palestra na Unoeste Jaú
Dra. Camila Renata Corrêa Camacho durante palestra na Unoeste Jaú

O desenvolvimento da pesquisa científica desde a graduação foi o tema central de uma noite de aprendizado e troca de experiências no campus da Unoeste em Jaú. Realizada na quarta-feira (21), a programação do 31º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) reuniu estudantes e docentes dos cursos de Biomedicina, Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem para discutir caminhos para transformar ideias em investigações científicas e resultados publicáveis.

A atividade contou com duas palestras ministradas por pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu. A professora doutora Débora Cristina Damasceno abordou a trajetória do projeto científico até a publicação de artigos, enquanto a professora doutora Camila Renata Corrêa Camacho discutiu como criar ciência durante a graduação e transformar ideias em resultados concretos.

Realizado no Anfiteatro do campus de Jaú, o encontro reforçou a importância da pesquisa na formação universitária e da integração entre diferentes áreas do conhecimento. A participação dos estudantes evidenciou o interesse em compreender os processos de investigação científica e as possibilidades de desenvolver projetos acadêmicos ao longo da graduação.

Para o professor doutor Claudio Lera Orsatti, coordenador do curso de Biomedicina da Unoeste em Jaú, a atividade representa uma oportunidade de aproximar os acadêmicos da pesquisa e ampliar sua compreensão sobre o papel da ciência na universidade.

“O Enepe reafirma, ano a ano, o seu papel fundamental na Unoeste: mais do que apresentar trabalhos, o evento é um pilar estratégico no desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e na maturidade profissional dos futuros profissionais. Eventos como este despertam o espírito científico, conectam a teoria à prática de alto nível e mostram o impacto transformador da pesquisa acadêmica”.

Foto: Cedida Dra. Débora Cristina Damasceno falou sobre ministrou palestra no Enepe 2026
Dra. Débora Cristina Damasceno falou sobre ministrou palestra no Enepe 2026

Enepe 2026

Com o tema “Formação universitária para um mundo em transformação”, o 31º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão é realizado de 19 a 22 de outubro, em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line nos campi da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.

Promovido anualmente pela universidade, o evento reúne estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais para compartilhar conhecimentos, apresentar resultados de pesquisas e debater questões relacionadas ao ensino superior.

A programação contempla conferências, palestras, mesas-redondas, fóruns, apresentações de trabalhos científicos, simpósios e premiações. Nesta edição, o encontro reúne convidados de instituições de ensino superior públicas e privadas, além de representantes de órgãos de pesquisa, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A produção acadêmica também tem destaque nesta edição, com mais de 1.200 trabalhos aprovados para apresentação após avaliação. O encontro constitui, assim, um espaço de divulgação científica, intercâmbio de experiências e valorização da pesquisa desenvolvida no ambiente universitário.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem